Assembleia autoriza que 13 municípios decretem calamidade pública; veja lista
Data de Publicação: 14 de maio de 2020 14:41:00
Érika Oliveira / Olhar Direto
Reprodução |
![]() |
A Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira (13) o pedido de 13 municípios para decretarem situação de calamidade pública em razão da pandemia do novo coronavírus. No âmbito da administração estadual o decreto de calamidade já está vigente desde o dia 25 de março.
Agora, com a autorização do Legislativo, fica instituída a calamidade nos municípios de: Alto Taquari, Apiacas, Aripuanã, Campos de Julio, Canabrava do Norte, Confresa, Cuverlândia, Pontes e Lacerda, Poxoréu, Sao José do Quatro Marcos, Bom Jesus do Araguaia, Cocalinho e Nova Olimpia.
O estado de calamidade pública no âmbito da Administração Estadual foi decretado no dia 25 de março e terá vigência de 90 dias, podendo ser prorrogado, caso haja necessidade.
Pelo decreto, o Governo isentou a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre produtos destinados ao combate da propagação do novo coronavírus (Covid-19). A isenção é válida para itens doados para entidades governamentais ou assistenciais reconhecida como de utilidade pública, e para o transporte das doações.
Com a medida, que está embasada no artigo 65 da Lei Complementar Federal nº 101, o Governo - e agora os municípios mencioados acima - ficam dispensados de atingir os resultados fiscais e a limitação de empenho, o que autoriza os gestores a fazer despesas que não haviam sido previstas no orçamento, para conter a transmissão do vírus e oferecer os cuidados de saúde necessários.

Secretaria de Justiça promove 3º Torneio de Cães Policiais e Obediência Pet
Evento reunirá canis das forças de segurança e haverá ainda um aulão canino Saiba Mais +
Estudo aponta riscos de tecnologias de reconhecimento facial
Brasil tem ao 376 projetos ativos, capazes de vigiar 40% da população Saiba Mais +
Setasc abre novas turmas de cursos do SER Família Capacita em Várzea Grande
Operador de Computador, Assistente Contábil Financeiro, e Assistente de Recursos Humanos são algumas das modalidades Saiba Mais +
MT Hemocentro divulga calendário de ações de coleta de sangue para o mês de maio
Serão realizadas coletas internas e externas para atender todos os doadores, além de coletas aos sábados na sede da unidade Saiba Mais +
“Esse apoio nos bairros é excelente para quem não tem condições de realizar esses serviços”, afirma beneficiária do Mutirão da Cidadania
Ação social idealizada pela primeira-dama Virginia Mendes também oferece oportunidades de capacitação para famílias vulneráveis Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|