Polícia Civil deflagra segunda fase de operação e notifica produtores rurais e empresários por crimes fiscais
Data de Publicação: 11 de março de 2025 09:58:00 Primeira fase foi deflagrada em novembro de 2024, em desdobramento de fatos apurados na Operação Crédito Podre, que busca recuperar ativos para o Estado
Assessoria | Polícia Civil-MT
![]() |
A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia de Crimes Fazendários (Defaz), em conjunto com a 14ª Promotoria de Justiça da Ordem Tributária, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE), lançaram, nesta terça-feira (11.3), a segunda fase da Operação Legado.
A primeira fase da operação foi deflagrada em novembro de 2024, em desdobramento dos fatos apurados na Operação Crédito Podre, que teve o objetivo de recuperar ativos e combater crimes fiscais praticados por produtores rurais e empresários no Estado.
A ação desta terça-feira tem como foco intensificar o combate aos crimes fiscais e ampliar as medidas de recuperação de valores devidos ao Estado. Nesta nova etapa, a operação dará continuidade à entrega de intimações aos investigados cujos nomes constam em certidões de dívida ativa registradas na PGE, documento que comprova, em tese, a prática de crimes tributários, os quais haviam sido identificados na fase anterior.
Além da notificação, os contribuintes serão informados sobre alternativas legais para evitar o indiciamento e o processo judicial, podendo regularizar suas pendências junto à Procuradoria Geral do Estado.
A Força-Tarefa Criminal, que atua junto ao Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira-MT), reforça que o objetivo da operação não é apenas a repressão, mas também a conscientização sobre a importância do cumprimento das obrigações fiscais.
“Estamos reforçando o compromisso do Estado com a justiça fiscal, garantindo que os devedores tenham a oportunidade de regularizar sua situação antes do avanço das investigações”, disse o delegado titular da Defaz, Walter de Melo Fonseca Júnior.
Com essa nova fase da Operação “Legado”, órgãos envolvidos reafirmam sua postura firme no combate à sonegação fiscal, garantindo que todos os contribuintes cumpram suas obrigações e promovendo um ambiente econômico mais justo e equilibrado.

Polícia Civil deflagra operação contra membros de facção em Barra do Bugres
Sete pessoas foram presas em flagrante, sendo uma delas um líder da facção, que distribuem drogas no município Saiba Mais +
Polícia Civil prende líder de facção apontado como principal mandante de incêndios criminosos em Paranatinga
Criminoso com diversas passagens criminais possuía cinco mandados de prisão em aberto por diferentes crimes Saiba Mais +
Polícia Civil desarticula grupo criminoso envolvido em fraude em licitações públicas municipais
Esquema envolvia empresas criadas para fraudar licitações em diversos municípios de Mato Grosso Saiba Mais +
Polícia Civil deflagra 17 operações contra facções criminosas nesta quinta-feira (13)
O trabalho operacional integra o programa Tolerância Zero, do Governo do Estado, para combater esses grupos criminosos em Mato Grosso Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|