Forças de segurança registram aumento de 140% em apreensões de drogas em Mato Grosso no primeiro bimestre de 2025
Data de Publicação: 13 de março de 2025 09:33:00 A cocaína foi o entorpecente com maior quantidade apreendida com 50% do total geral de apreensões durante o período
Willian Silva | Sesp-MT
![]() |
As forças estaduais de segurança registraram aumento de 140% na quantidade de drogas apreendidas em Mato Grosso no primeiro bimestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Conforme dados do Observatório de Segurança Pública, 9 toneladas de entorpecentes foram apreendidas em operações das polícias Militar, Civil, Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e ações integradas com forças federais, enquanto no mesmo período de 2024 foram retiraram 3,7 toneladas de drogas de circulação.
O volume de drogas apreendido no primeiro bimestre deste ano representa um prejuízo estimado em R$ 138 milhões às facções criminosas ligadas ao tráfico.
Entre janeiro e fevereiro deste ano, a cocaína foi o entorpecente com maior quantidade apreendida, totalizando 4,6 toneladas, sendo 50% do total, seguida pela maconha, com 3,2 mil quilos, e pasta base, que somou pouco mais de 1,1 tonelada.
O secretário de Segurança Pública, coronel PM Cesar Rover, considerou os números positivos e atribuiu os resultados ao programa Tolerância Zero às Facções Criminosas, lançado pelo governador Mauro Mendes em novembro do ano passado, e ao empenho e determinação das policiais em combater o tráfico de droga e todas as modalidades de crimes.
“Vínhamos de um trabalho intenso de repressão ao tráfico, trabalho que se tornou mais intenso ainda nos últimos três meses, com o Tolerância Zero. Em 2024, registramos um aumento de 57% no volume de apreensões em relação a 2023, saltando de 26,2 para 46,2 toneladas de drogas”, lembra o secretário.
“Então, o resultado desses primeiros dois meses de 2025 indicam que estamos no caminho certo, mas, sabemos, é importante lembrar que esse combate ao tráfico é permanente e a cada dia será desenvolvido com mais força e empenho por nossos policiais”, reforça Roveri.
O secretário destaca que o Governo do Estado tem investido em armamentos, viaturas, meios tecnológicos, inteligência investigativa e todos os mecanismos necessários à atuação policial para reprimir o tráfico e atacar o lado financeiro, descapitalizando as facções criminosas.
“A apreensão de drogas é parte fundamental contra as atividades das facções criminosas. Além enfraquecer financeiramente os grupos criminosos, impedimos que a droga chegue ao destino final, que são os centros de consumo, causando danos às famílias e aumentando a violência de um modo geral. A droga está diretamente relacionada a crimes como homicídio, roubos, furtos, entre outros”, enfatiza Roveri.

75 novos servidores do Sistema Penitenciário vão reforçar efetivos das unidades prisionais de MT
Os novos policiais penais já receberam os coletes balísticos e a identidade funcional Saiba Mais +
Celulares e entorpecentes são apreendidos com visitantes em unidades prisionais
Operação de revista geral realizada na unidade de Várzea Grande recolheu diversos materiais ilícitos Saiba Mais +
Polícia Penal apreende celulares e entorpecentes em revistas nas unidades prisionais na Capital e interior
Em uma das ações realizadas um preso que trabalha na fábrica anexa à PCE foi flagrado tentando entrar com celular na carceragem Saiba Mais +
Ação integrada da PM e PRF apreende 370 quilos de drogas em Alto Garças; prejuízo às facções é de R$ 3,5 milhões
Entorpecentes foram encontrados em uma carga de mudança de móveis, na BR-364 Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|