Polícia Civil cumpre mandados contra menor que disseminava discurso de ódio e ameaça à vida de mulheres
Data de Publicação: 11 de abril de 2025 12:23:00 Entre os atos praticados, adolescente demonstrou a intenção de atentar contra a vida de uma garota de seu convívio
Assessoria | Polícia Civil-MT
![]() |
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta sexta-feira (11.4), a Operação Adolescência, para cumprimento de mandado de busca domiciliar em investigação contra um adolescente investigado por disseminar discurso de ódio contra mulheres pela internet.
A ordem judicial e outras medidas cautelares foram expedidas pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo) de Cuiabá e são cumpridos no endereço do adolescente no bairro Jardim Petrópolis, na Capital, pelos policiais civis da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) e com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core).
Além de disseminar discurso de ódio contra mulheres, o menor, de 15 anos, demonstrava a intenção de cometer violência armada contra elas, inclusive ameaçando atentar contra uma menina de seu convívio, utilizando-se de armas legalmente registradas em nome de seu pai.
A investigação iniciou na quinta-feira (11), a partir de um alerta emitido pelo Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Após a análise técnica inicial apontar a gravidade do conteúdo divulgado pelo adolescente em redes sociais, ele começou a ser investigado pela DRCI pela prática de outros atos.
Diante dos indícios colhidos e da urgência da situação, o delegado adjunto da DRCI, Gustavo Godoy, representou pelo mandado de busca e apreensão domiciliar no endereço do menor, assim como pela imediata suspensão dos registros das armas junto à Polícia Federal. As medidas cautelares foram expedidas pela Justiça em poucas horas.
Durante as buscas, foram apreendidos um telefone celular e um computador utilizados pelo adolescente, além de uma arma de pressão e uma airsoft.
O delegado titular da DRCI, Guilherme Fachinelli, destacou a importância da pronta atuação das forças de segurança e a articulação rápida entre o Ministério da Justiça e a Polícia Civil de Mato Grosso, além da atuação célere do Ministério Público e do Poder Judiciário, que permitiu impedir um potencial risco à integridade de mulheres.
“A Operação Adolescência busca não apenas reprimir condutas criminosas em ambiente digital, mas também atuar de maneira preventiva para evitar tragédias anunciadas, sobretudo aquelas motivadas por ódio de gênero, e reflete nosso compromisso com a proteção da vida e com o enfrentamento direto a conteúdos misóginos e discursos de ódio que circulam nas redes”, disse o delegado.

Polícia Civil cumpre mandados contra casal apontado como mandante do crime contra advogado Renato Nery
A primeira etapa do inquérito que apura o homicídio está em fase final e os envolvidos respondem por homicídio qualificado Saiba Mais +
Polícia Civil apreende menor integrante de facção que desafiava Forças de Segurança por meio de redes sociais em Confresa
Adolescente agia em salves postando mensagens de deboche em relação à atuação policial e desafiando ser apreendido Saiba Mais +
Polícia Civil prende investigado por furtar mais de 30 baralhos em comércios de Barra do Garças
Investigado e a esposa furtavam caixinhas de baralho para trocar por drogas em casa de apostas clandestinas Saiba Mais +
Polícia Civil deflagra operação para apurar tentativa de homicídio a mando de facção em Matupá
Vítima havia sido submetida a “julgamento” por uma facção após entregar membros da organização criminosa à polícia Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|