Museu de História Natural de Mato Grosso recebe a 1ª Feira Indígena de Mato Grosso
Data de Publicação: 15 de abril de 2025 09:16:00 O projeto é viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital MT Criativo - Feiras Economia Criativa/Solidária da Secel
Tuani Nunes | Secel-MT
![]() |
Luzo Reis |
O Museu de História Natural de Mato Grosso recebe a 1ª Feira Indígena de Mato Grosso neste sábado (19.4), a partir das 8h. A atividade realizada no equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), promete ser um marco histórico, oferecendo um espaço de encontro, de expressão artística e de resistência para as comunidades originárias.
“A Feira representa mais do que uma simples exposição. É um palco onde a diversidade de nossas culturas poderá brilhar em toda a sua magnitude”, ressalta o Coordenador do evento, Isaac Amajunepá.
O projeto é viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital MT Criativo - Feiras Economia Criativa/Solidária da Secel e materializa um anseio antigo das comunidades indígenas locais.
Na Feira, ocorrerá a reunião de artesãos de diversas etnias, cada um trazendo consigo a singularidade de suas tradições milenares. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer de perto e adquirir peças únicas, carregadas de significado e história, produzidas pelos povos Mehinako, Karajá, Tapirapé, Paresi, Rikbatsa, Manoki, Nambiquara, Balatiponé, Wuarao, Boe-Bororo e Kura-Bakairi.
A programação ainda conta com apresentações culturais, que prometem emocionar o público. Como a cantora Luciana Huni Kuin, representante do povo Huni Kuin, que trará a força e a beleza de sua cultura através de suas canções; Júnior Enemaré, do povo Balatiponé, que encantará o público com canções em ritmo de lambadão, interpretadas na língua de seu povo e os jovens do povo Balatiponé, demonstrando a continuidade e a transmissão de seus saberes ancestrais para as novas gerações.
Além disso, o evento terá um espaço dedicado à venda de comidas tradicionais, proporcionando uma imersão na rica gastronomia indígena, com sabores e aromas únicos.
A feira se configura como um espaço de fortalecimento do protagonismo dos povos indígenas, um palco para o diálogo intercultural, uma demonstração da importância de reconhecer e valorizar as contribuições dos povos originários para a identidade e o futuro de Mato Grosso e do Brasil.
“Queremos que a sociedade mato-grossense e todos que visitarem o evento possam testemunhar a força ancestral de nossos saberes, a beleza de nossa arte e a resiliência de nossos povos", finaliza Isaac.
Serviço: 1ª Feira Indígena de Mato Grosso
Local: Museu de História Natural
Data: 19 de abril
Horário: Das 8h até as 21h30

Museu de Arte Sacra de Mato Grosso estará aberto no aniversário de Cuiabá com entrada gratuita
A agenda especial no equipamento cultural da Secel prossegue até o final de abril, incluindo sessões do Tour Noturno e a exposição fotográfica “Um olh Saiba Mais +
Secel prorroga o prazo de inscrições de mais três editais da Política Nacional Aldir Blanc
Inscrições para os editais Formação Técnica de Auxiliar de Bibliotecas, Literatura em Cena e Premiação Marília Beatriz vão até o dia 7 de março Saiba Mais +
Poconé recebe Festival de Música do Pantanal a partir desta segunda-feira (17)
Evento é viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do edital Viver Cultura da Secel Saiba Mais +
Presidente da Academia Mato-grossense de Letras lança livro de poesia contemplado em seleção pública da Secel
Da escritora Luciene Carvalho, “Saranzal” será lançado às 19h, no Palácio da Instrução, em Cuiabá, com performance teatral Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|