Lacen realiza webinar sobre exames citopatológicos
Data de Publicação: 30 de outubro de 2025 12:34:00 Sétimo episódio da série Conexão LAB, que começou em abril deste ano, discute temas relevantes para a vigilância laboratorial
Luiza Goulart | SES-MT
![]() |
| O evento é especial do Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama, e será transmitido pelo Zoom Crédito - Secom-MT |
O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-MT), gerido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), promove nesta quinta-feira (30.10), a partir das 14h, um webinar para fortalecer a vigilância laboratorial para o monitoramento da qualidade dos exames citopatológicos.
O evento é especial do Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama, e será transmitido pelo Zoom.
Este é o sétimo e penúltimo episódio do Conexão LAB, série mensal que aborda temas estratégicos para a vigilância laboratorial.
Segundo a diretora do Lacen, Elaine de Oliveira, a gestão pretende fortalecer a vigilância laboratorial por meio de ações de monitoramento externo da qualidade das lâminas de colpocitologia oncótica.
“Queremos integrar as ações e os laboratórios que realizam as análises para aprimorar o conhecimento técnico-científico, os critérios de avaliação e a padronização dos processos analíticos para assegurar a qualidade diagnóstica das lâminas encaminhadas”, destacou Elaine.
A videoconferência também tem o objetivo de promover a melhoria contínua dos serviços de saúde e contribuir para a detecção precoce de lesões precursoras do câncer do colo do útero, reforçando as estratégias de rastreamento e prevenção no âmbito da saúde pública.
As palestrantes serão Gilcilene El Chaer e Silza Rezende, que vão tratar, respectivamente, sobre “Prevenção e Diagnóstico do Câncer do Colo do Útero” e a “Importância do Monitoramento Externo da Qualidade”. A coordenadora técnica de análises de saúde pública, Klaucia Vasconcelos, será a moderadora.
Série Conexão LAB
O Conexão LAB é uma série composta por oito episódios realizados uma vez ao mês para tratar de temas de relevância para a Vigilância Laboratorial. Os assuntos são definidos de acordo com a logística de diagnóstico e a demanda de encaminhamentos das amostras.
A série já tratou sobre Vigilância Laboratorial para arbovírus, como dengue, zika e chikungunya; vírus respiratórios; sarampo e rubéola; tuberculose; produtos monitorados pela vigilância sanitária; e bactérias multirresistentes.
O Lacen presta serviços desde 1975, sendo referência em análises de Vigilância em Saúde em Mato Grosso. O laboratório atende aos municípios do Estado via Sistema Único de Saúde (SUS) com oferta de exames de sorologia, biologia molecular, micro bacteriologia, microbiologia clínica, entre outros.
Mato Grosso leva cultura, sabores e arte pantaneira à Galeria Visit Brasil
Ação promovida pela Embratur, Sebrae e os Governos de MT e MS tem objetivo de vender o Pantanal como destino de safári aos norte-americanos Saiba Mais +
Moradores retiram cerca de 60 corpos em área de mata após operação
Comunidade diz que eles não fazem parte da contagem oficial Saiba Mais +
Campanha de Atualização de Estoque de Rebanhos começa dia 1º de novembro
A comunicação de quantidade de animais de cada espécie pode ser feita presencialmente nas unidades locais do Indea, Posto Avançado ou de forma online Saiba Mais +
Sinfra já deu ordem de serviço para recuperação de 230 km de asfalto na MT-140
No total, 309 km da rodovia serão recuperados, com investimento de R$ 130 milhões Saiba Mais +
Mata Atlântica perde 2,4 milhões de hectares em 40 anos
Metade do desmatamento atinge florestas maduras do bioma Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
|
Nome
|
E-mail
|
|
Localização
|
|
|
Comentário
|
|


.jpeg?=2461217-1)
