Bebê indígena que foi resgatada no Araguaia após ser enterrada viva ficará com o pai
G1 MATO GROSSO
A Justiça de Mato Grosso concedeu ao pai, que é índio de outra etnia, a guarda provisória da bebê indígena que foi enterrada viva pela bisavó, em junho do ano passado, em Canarana, a 838 km de Cuiabá. A decisão do dia 13 de junho foi confirmada pelo Ministério Público Estadual (MPE).
Analu Paluni Kamayura Trumai estava sob a guarda da Fundação Nacional do Índio (Funai) até que todo o processo fosse concluído. Em setembro do ano passo, Justiça solicitou um exame de DNA para comprovar a paternidade e decidir sobre a guarda da criança.
De acordo com o promotor Matheus Pavão de Oliveira, o resultado do exame foi positivo e comprovou a paternidade.
Na época do fato, quando soube que a recém-nascida tinha sido enterrada viva, o pai já havia manifestado a intenção de ficar com a criança. O indígena afirmou que não sabia da gravidez.
Ainda segundo o promotor, um estudo psicossocial e antropológico foi realizado para avaliar quem teria condições de receber a menina que, atualmente, tem um ano.
"O estudo demonstrou que, caso a guarda fosse concedida ao pai, não haveria nenhum prejuízo para a identidade e a segurança da criança", explicou ele.
Ele explicou também que o MPE fez um pedido à Casa de Saúde do Índio (Casai) para que o acompanhamento médico que a menina faz seja readequado e não comprometa o tratamento.
"Com relação a essa solicitação, não obtivemos resposta ainda, mas esperamos que não haja problema, pois apesar de não apresentar sequelas, ela precisa de acompanhamento, diante da gravidade do processo que enfrentou", declarou.
O pai de Analu mora em uma comunidade indígena em Peixoto de Azevedo, a 692 km de Cuiabá.
Abaixo o vídeo do momento em que os policiais salvaram a recém-nascida:

MT registra alta 6,2% na abertura de novas empresas e estrangeiros ganham espaço no mercado
Em 2024 foram abertas 22 mil novas empresas e venezuelanos e haitianos estão cada vez mais presentes no cenário empresarial mato-grossense Saiba Mais +
SES abre inscrições para curso de Especialização em Gerontologia
Interessados devem se inscrever pelo site da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso até o dia 30 de março de 2025 Saiba Mais +
Sede da Desenvolve MT está em novo endereço; confira locais de atendimento
O atendimento ao público será realizado no térreo do novo prédio Saiba Mais +
"Sem o subsídio do Governo de MT, não seria possível adquirir uma casa com a renda que temos", afirma morador de Campos de Júlio
Famílias de Campos de Júlio realizam cadastro para aquisição de uma das 200 casas que serão construídas no bairro São Sebastião Saiba Mais +
MT Hemocentro completa 31 anos de serviços com programação especial para servidores e voluntários
Grupo de siriri “Coração Atalaiense” e a banda da Polícia Militar participaram da festa com muita música e cultura Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|