Anvisa atualiza composição de vacinas contra covid-19
Data de Publicação: 22 de novembro de 2024 13:28:00 Autorização foi feita hoje na composição das vacinas Spikevax
Agência Brasil
![]() |
|
|
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta sexta-feira (22) a atualização da composição das vacinas Spikevax, da farmacêutica Adium, e Comirnaty, da Pfizer. Ambas são utilizadas no Brasil para a prevenção da covid-19.

A atualização consiste na alteração da cepa usada na produção do imunizante e atende a normas recém-publicadas pela própria Anvisa. As doses devem ser atualizadas periodicamente, de modo a conter as cepas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como já acontece com a composição da vacina contra a influenza.
Em nota, a Anvisa destacou que a OMS trabalha no monitoramento das variantes do vírus da covid em circulação no mundo e na verificação da manutenção da eficácia das vacinas disponíveis. “Sua última recomendação foi publicada em 26 de abril deste ano, quando informou sobre a necessidade de atualização dos imunizantes para a cepa JN.1”.
De acordo com a agência, o Brasil conta atualmente com três vacinas monovalentes aprovadas para a prevenção da covid-19, mas apenas a Spikevax e a Comirnaty solicitaram a atualização à entidade.
“Em setembro deste ano, a Anvisa priorizou a análise de dados e provas apresentados pelas empresas, por se tratar de imunizantes previstos no Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.”
Indicação
A indicação das duas vacinas em questão segue sendo a mesma de seus respectivos registros: para uso em indivíduos a partir de 6 meses de idade. Já o esquema posológico varia de acordo com o produto a ser administrado, a idade do paciente e seu esquema de vacinação prévia.
Para mais informações, a Anvisa orienta que sejam consultadas as bulas da Spikevax e da Comirnarty, disponíveis no Bulário Eletrônico da Anvisa.
Edição: Valéria Aguiar
Hospital Regional de Cáceres passa a ofertar exames de ressonância e fortalece serviço de diagnóstico em MT
Medida simboliza um grande avanço na assistência prestada, ampliando o acesso dos usuários aos exames de alta complexidade Saiba Mais +
Max Russi articula recursos e garante avanço em cirurgias bariátricas e de catarata em Barra do Garças e região
Ações incluem mutirão de catarata e bariátricas pelo programa Fila Zero, beneficiando municípios vizinhos Saiba Mais +
Hospital Central prevê mais de 1,2 mil atendimentos voltados à saúde da mulher em março
Consultas especializadas e exames de imagem reforçam o diagnóstico precoce de doenças que afetam as mulheres Saiba Mais +
Hospitais Regionais do Estado passam por modernização e recebem investimentos em infraestrutura
Hospital Regional de Alta Floresta tem a obra mais avançada, com 97% de execução e previsão de entrega para primeiro trimestre Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
|
Nome
|
E-mail
|
|
Localização
|
|
|
Comentário
|
|


