Avallone: Governo de MT trabalha com visão de futuro ao prorrogar prazo dos incentivos fiscais, garante competitividade e gera emprego
Data de Publicação: 2 de maio de 2025 13:05:00 Governador Mauro Mendes assinou decreto que prorroga prazo, para abril de 2026, da redução de imposto para vários segmentos econômicos no Estado
Allan Pereira | Secom-MT
![]() |
| Crédito - JLSiqueira/ALMT |
O deputado estadual Carlos Avallone afirmou que a decisão do Governo de Mato Grosso de manter e prorrogar o prazo dos incentivos fiscais para diversos setores econômicos do Estado representa uma medida necessária para os empresários.
"O governo trabalha com uma visão de futuro ao prorrogar o prazo dos incentivos fiscais. O momento é difícil para diversos setores, mas essa prorrogação é um alento. Isso prova que o Poder Executivo trabalha em prol do cidadão", afirmou o parlamentar.
O governador Mauro Mendes assinou nesta quarta-feira (30.4), com a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e a Casa Civil, o decreto que prorroga, para 30 de abril de 2026, o prazo de redução do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para vários segmentos econômicos do Estado.
São beneficiados vários setores da economia, como bares e restaurantes, comércio de medicamentos, veículos, bens de informática, vestuário e produtos artesanais, além de empresas atacadistas e varejistas. A medida faz com que os preços dos produtos e serviços dessas áreas sejam mantidos baixos para a população mato-grossense.
Carlos Avallone também lembrou a redução do ICMS da cesta básica para materiais de construção, em fevereiro deste ano, como outro incentivo fiscal assinado pelo governador Mauro Mendes.
Para o deputado estadual, todas essas medidas vão melhorar o ânimo dos empresários em Mato Grosso.
"A manutenção dos incentivos fiscais representa um passo importante para fortalecer quem gera emprego e renda no nosso Estado. A medida vai melhorar o ânimo do setor empresarial. Isso vai fazer com que a competitividade melhore em todos os sentidos", destacou.
Em 2021, o Governo de Mato Grosso reduziu ainda as alíquotas dos setores de energia elétrica (de 25% para 17%), comunicação (de 25% para 17%), celular e internet (de 30% para 17%), diesel (de 17% para 16%), gasolina (de 25% para 23%) e gás industrial (de 17% para 12%).
Esses e outros incentivos fiscais fizeram com que o Estado tivesse uma alíquota geral do ICMS de 17%, a menor do Brasil, junto com os Estados do Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Governo envia alimentos e materiais para auxílio emergencial às famílias em Cotriguaçu
Equipe do Estado está auxiliando o município desde terça-feira e permanece monitorando a cidade Saiba Mais +
Fundos de aval ajudam a liberar mais de R$ 40 milhões em crédito para fortalecer pequenos negócios em 2025
MT Garante e Fampe apoiaram mais de 400 empreendedores em Mato Grosso no último ano Saiba Mais +
Prazo para envio de documentos ao sistema de monitoramento de benefícios fiscais termina em 31 de janeiro
Envio anual é obrigatório mesmo para quem não utilizou o incentivo fiscal no período Saiba Mais +
MT cria lei de subvenção para atrair voos internacionais e fixa limite anual de R$ 10 milhões
Nova legislação autoriza apoio financeiro a companhias aéreas para implantação e ampliação de rotas internacionais com origem ou destino no Estado Saiba Mais +
Mais de 30 mil vagas seguem abertas na rede estadual de ensino para o ano letivo de 2026
Escolas mantêm matrículas durante as férias e Seduc projeta mais de 303 mil alunos até o início das aulas, Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
|
Nome
|
E-mail
|
|
Localização
|
|
|
Comentário
|
|

.gif?=2995789-1)
.jpeg?=2461217-1)
