Barra do Garças planeja aumentar capacidade de atendimento do aeroporto local
Data de Publicação: 5 de abril de 2025 17:09:00 O projeto ainda tramita na Secretaria Nacional de Aviação Civil e recebeu licença prévia da Sema nesta sexta-feira (4)
Secom-BG
![]() |
Secom-BG |
O Aeroporto de Barra do Garças receberá uma reforma e ampliação, que deverá aumentar consideravelmente a capacidade de recepção de passageiros. A novidade foi anunciada nesta sexta-feira (4), em coletiva de imprensa, no gabinete do Prefeito de Barra do Garças, após a emissão da licença ambiental prévia para o projeto.
A reforma inclui ampliação da infraestrutura do terminal de passageiros, implantação de novo pátio de aeronaves e recapeamento da pista de pouso e decolagem.
A obra será um investimento da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), ligada ao Governo Federal. A SAC havia retomado 50 projetos antigos de reforma de aeroportos em todo o Brasil e, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, deu continuidade na elaboração dos seis projetos mais avançados. Barra foi o único município de Mato Grosso contemplado.
Agora, com a licença ambiental prévia, emitida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT), o projeto será finalizado pela SAC para, posteriormente, ser licitado.
Em coletiva de imprensa, nesta sexta-feira (4), ao receber a licença prévia de representantes da Sema-MT, o prefeito de Barra do Garças afirmou que a reforma e ampliação do aeroporto é uma obra importante, no momento em o município mostra crescimento econômico.
“Após a reforma, nós pretendemos ainda licitar algumas áreas para construir hangares. Esse tipo de serviço é uma solicitação recorrente de muitos empresários e proprietários rurais da região”, acrescentou.
Para o diretor regional da Sema-MT, Weliton Marcos, a reestruturação do aeroporto é fundamental para as atividades econômicas do município, em especial para o turismo. “Uma cidade do tamanho e da importância de Barra do Garças precisa de um aeroporto bem estruturado”.

Para onde vai o seu IPTU? Entenda quais serviços públicos são beneficiados com o imposto
Nos próximos dias, a Prefeitura de Barra do Garças disponibilizará a emissão do IPTU. Os contribuintes devem estar atentos aos prazos e formas de paga Saiba Mais +
Parquinhos danificados serão removidos para manutenção, em Barra do Garças
O objetivo é preservar o patrimônio público, evitar acidentes e garantir a segurança das crianças que utilizam o playground; Em breve, os parquinhos s Saiba Mais +
Polícia Civil identifica homem que utilizava motocicleta para importunar sexualmente mulheres em Barra do Garças
Vítimas caminhavam em via pública quando eram surpreendidas com tapas na região das nádegas Saiba Mais +
Em Brasília, ministro garante a Adilson conclusão do Residencial Carvalho e início da drenagem no bairro Cristino Cortes
Prefeito de Barra do Garças esteve na capital federal para o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas Saiba Mais +1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|
A fim de, não ficar refém de apenas uma empresa aérea ou modelo de aeronave, vários municípios brasileiros estão construindo ou adequando suas pistas para a mínima e básica de 1.800m de comprimento. Exemplos recentes:Francisco Beltrão, Paraná 1.800 x 45m (em construção),Guarapuava, Paraná 1.800 x 45m (em projeto),Navegantes, Santa Catarina 1.800 x 45m,Paulo Afonso, Bahia 1.800 x 45m,Araguaína, Tocantins 1.800 x 45m,Linhares, Espírito Santo 1.860 x 45m,Jataí, Goiás 1.800 x 30m (em construção).