Português (Brasil)

Barra do Garças tem mais de 11 mil títulos de eleitor cancelados

Barra do Garças tem mais de 11 mil títulos de eleitor cancelados

Data de Publicação: 30 de janeiro de 2020 16:52:00 Prazos para a regularização da biometria são divulgados pelo cartório da 9ª zona eleitoral

João Pedro Donadel
Da Redação

2020 é ano eleitoral. Além das já esperadas eleições municipais, previstas para outubro, também será realizada a eleição suplementar para o Senado, devido à cassação da ex-juíza Selma Arruda (Podemos), por caixa 2. A 9ª zona eleitoral, que compreende os municípios de Araguaiana, Barra do Garças, General Carneiro, Pontal do Araguaia, Ribeirãozinho e Torixoréu conta, ao todo, com um pouco mais de 13 mil títulos cancelados, 11 mil são apenas em Barra do Garças.

Nas seis cidades integrantes da 9ª zona eleitoral, grande parte dos eleitores estão em condições aptas para o voto, totalizando mais de 55 mil. Além dos títulos cancelados, também há títulos suspensos, quando o eleitor está em cumprimento do serviço militar obrigatório (conscrito), condenado criminalmente com sentença transitada em julgado, condenado por improbidade administrativa ou declarado incapaz para os atos da vida civil (incapacidade civil absoluta). Em tais situações, essas pessoas não podem votar enquanto durarem os efeitos, tendo os seus direitos políticos suspensos.

Já a quantidade de títulos cancelados, acima dos 13 mil, tem principal foco Barra do Garças, com quase 11.500 títulos inválidos. Em Araguaiana são 399 cancelados, em General Carneiro 367, em Pontal do Araguaia 360, em Ribeirãozinho 227 e Torixoréu 500. Em 2019, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) aprovou calendário para a regularização biométrica dos eleitores no estado. Aos que não fizessem, seus títulos seriam cancelados.

010e3804-3b53-4b0e-a461-fa5d6f231c39.jpg

 

Para regularizar o título a tempo das eleições, o prazo é de 21 de fevereiro para aqueles que pretendem votar na eleição suplementar ao Senado, que está prevista para 26 de abril. Já para votar nas eleições municipais, que serão realizadas em 4 de outubro, a regularização deve ser feita até o dia 6 de maio. Para verificar a situação do título, o eleitor pode entrar no site do TRE e realizar consulta gratuita. Já para a regularização, o eleitor deve procurar o cartório eleitoral de seu município. Em Barra do Garças, a equipe atende também no Ganha Tempo.

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário