Cidades de Mato Grosso vão receber teste de alerta da Defesa Civil neste sábado (27)
Data de Publicação: 23 de setembro de 2025 13:29:00 Mensagem será enviada para Cuiabá, Rondonópolis, Tangará da Serra e Rio Branco e poderá atingir cidades no entorno
Camilla Zeni | Secom-MT
![]() |
| Christiano Antonucci/Secom |
A Defesa Civil de Mato Grosso vai realizar, no próximo sábado (27.9), o teste de demonstração do sistema “Defesa Civil Alerta”, do Governo Federal. A ferramenta, que está em fase de implementação no Estado, tem como objetivo aprimorar a comunicação com a população em situações de risco e emergência.
O teste será realizado a partir das 14h e será direcionado à população que estiver nos municípios de Cuiabá, Rondonópolis, Tangará da Serra e Rio Branco. No entanto, o alerta poderá ser recebido também por moradores de cidades próximas, de acordo com a cobertura das operadoras de celular.
A mensagem enviada será: “Defesa Civil: DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência de Mato Grosso. Mais informações, consulte o site Defesa Civil Alerta”.
Todos os aparelhos com conexão 4G ou 5G e com sistema operacional Android superior à versão 11 e iOS 17, dentro da área do município, receberão o aviso.
Não há necessidade de cadastro prévio e a mensagem de alerta aparece na tela do celular sobreposta aos demais aplicativos que possam estar em uso. Além disso, a mensagem é acompanhada de sinal sonoro.
A Defesa Civil reforça que não há motivo para pânico durante o teste.
A nova ferramenta
O sistema Defesa Civil Alerta é uma tecnologia nacional que envia mensagens de emergência diretamente aos celulares das pessoas que estiverem em uma área de risco, ainda que o telefone esteja no modo silencioso.
A ferramenta possui dois tipos de alerta:
-
O extremo, considerado o mais crítico, é acompanhado de um sinal semelhante a uma sirene, e indica urgência imediata, sendo necessário que a população adote medidas de proteção naquele exato momento. É este alerta que será testado em Mato Grosso.
-
Já o alerta severo emite um sinal sonoro semelhante ao do SMS, de recebimento de mensagem, e aponta urgência não imediata, dando tempo maior para a população se proteger.
A Defesa Civil ressalta que o sistema de alerta complementa outros canais já existentes, como envio de SMS e mensagens no Whatsapp, além das orientações e alertas pelas redes sociais.
Para se cadastrar para receber os alertas via SMS, basta enviar o CEP de interesse para o número 40199. Já para receber alertas pelo Whatsapp, o CEP deve ser enviado para o número (61) 2034-4611.
A população também pode se informar pelo Instagram da Defesa Civil Estadual: @defesacivilmt.
Encontro de formação reúne representantes de bibliotecas públicas e comunitárias de todo o Estado
Realizada na AMM, em Cuiabá, a atividade marca o encerramento do 1º módulo do Programa de Capacitação oferecido pela Secel Saiba Mais +
Governo de MT amplia investimentos e leva melhorias para a população em Paranatinga
Em sete anos, o município contou com investimentos recordes que garantiram mais infraestrutura, saúde e educação Saiba Mais +
Governo de MT lança novo Portal de Serviços e outras cinco plataformas digitais
As plataformas integram ações de modernização dos serviços públicos e ampliação do acesso à informação para o cidadão Saiba Mais +
Três atletas de MT vão representar Seleção Brasileira em 2026 nas disputas internacionais
No último ano, a Federação Mato-grossense recebeu R$ 400 mil do Governo de Mato Grosso para execução do calendário de eventos da modalidade Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
|
Nome
|
E-mail
|
|
Localização
|
|
|
Comentário
|
|

.jpeg)

