Deputada do PL pede explicações sobre visita de Angelina Jolie ao Parque do Xingu
Data de Publicação: 9 de abril de 2025 13:42:00 Coronel Fernanda pediu explicações à ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara
Por: Mais Goiás
(VIA F5)
![]() |
Foto: Reprodução |
A deputada Coronel Fernanda (PL) protocolou um requerimento e pediu explicações à ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, sobre a visita da atriz Angelina Jolie à aldeia Piaraçu, na Terra Indígena Capoto-Jarina, perto do Parque Indígena do Xingu, em Mato Grosso.
A parlamentar confirmou que entrou com pedido na última sexta (4) para entender os motivos que levaram a Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) a permitir a entrada dela em territórios indígenas e se há outro tipo de critério para estrangeiros.
“A questão que queremos levantar é se houve flexibilidade para estrangeiros, tendo em vista as dificuldades impostas aos parlamentares da comissão externa que têm investigado a crise humanitária dos Yanomamis e demais etnias”, diz.
- Angelina Jolie encontra o cacique Raoni no Parque do Xingu, em Mato Grosso
Coronel Fernanda também quer informações sobre quem fez parte da comitiva de Jolie, que tipo de vínculo eles têm com a fundação e uma cópia de um possível contrato estabelecido antes da visita.
Além disso, a deputada pede um levantamento dos pedidos de visitação da aldeia nos últimos cinco anos, junto com nomes, as solicitações e motivações apresentadas para o ingresso no local.
Angelina Jolie conversou com Raoni Metuktire, conhecido como cacique Raoni, na visita à aldeia. Vídeos e fotos que circulam nas redes sociais mostram a atriz de Hollywood ao lado de um dos principais líderes indígenas do mundo e também de crianças e mulheres indígenas.
“Nossa luta pela proteção do nosso território e cultura é diária e ficamos felizes em saber que cada vez mais pessoas se juntem a nós”, disse, por meio de nota, o Instituto Raoni.

Secretaria de Justiça promove 3º Torneio de Cães Policiais e Obediência Pet
Evento reunirá canis das forças de segurança e haverá ainda um aulão canino Saiba Mais +
Estudo aponta riscos de tecnologias de reconhecimento facial
Brasil tem ao 376 projetos ativos, capazes de vigiar 40% da população Saiba Mais +
Setasc abre novas turmas de cursos do SER Família Capacita em Várzea Grande
Operador de Computador, Assistente Contábil Financeiro, e Assistente de Recursos Humanos são algumas das modalidades Saiba Mais +
MT Hemocentro divulga calendário de ações de coleta de sangue para o mês de maio
Serão realizadas coletas internas e externas para atender todos os doadores, além de coletas aos sábados na sede da unidade Saiba Mais +
“Esse apoio nos bairros é excelente para quem não tem condições de realizar esses serviços”, afirma beneficiária do Mutirão da Cidadania
Ação social idealizada pela primeira-dama Virginia Mendes também oferece oportunidades de capacitação para famílias vulneráveis Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|