Distribuição de mudas e fomento às novas tecnologias impulsionam a agricultura familiar em MT
Data de Publicação: 14 de junho de 2025 20:33:00 Em dois anos, a Seaf, em parceria com a Empaer, distribuiu 260 mil mudas de banana e 170 mil mudas de citrus, provenientes de viveiros de alta qualidade
Vânia Neves | Seaf/Empaer
![]() |
| Experimento de café - Empaer - Foto por: Assessoria Seaf |
Pesquisas e experimentos conduzidos no Centro Regional de Pesquisa e Transferência de Tecnologias (CRPTT) da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em Tangará da Serra, vêm impulsionando o desenvolvimento de tecnologias voltadas à agricultura familiar em várias regiões de Mato Grosso.
Os estudos, que contam com o apoio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), se concentram em cultivares adaptadas, técnicas de manejo e inovações que aumentam a produtividade com sustentabilidade.
Titular da Seaf, a secretária Andreia Fujioka ressaltou as ações em apoio à produção, por meio da distribuição de mudas e da criação de políticas públicas estruturantes.
“Nosso objetivo é fortalecer cadeias produtivas e transformar Mato Grosso também em um grande produtor de frutas, como o cacau, diversificando a base agrícola do Estado, que hoje é referência em grãos e carnes. Por isso, é tão importante investir em pesquisa. A equipe de pesquisadores da Empaer faz isso com excelência. Temos os melhores profissionais desenvolvendo estudos incríveis”, afirmou Andreia.
Em dois anos, a Seaf, em parceria com a Empaer, distribuiu 260 mil mudas de banana e 170 mil mudas de cítrus, provenientes de viveiros de alta qualidade. “Já temos novos termos de referência para a continuidade do programa”, anunciou a secretária.
O engenheiro agrônomo e analista de desenvolvimento econômico e social, Luciano Gomes Ferreira, da equipe da Unigepe (Unidade de Gestão e Projetos), destacou os avanços obtidos nos experimentos realizados no CRPTT.
“Temos várias pesquisas em diferentes culturas. Esses eventos são importantes para difundir tecnologia e disseminar conhecimento entre estudantes, técnicos e agricultores familiares. Os pesquisadores estão trabalhando com questões como espaçamento, densidade e níveis de adubação para recomendar as melhores práticas aos pequenos produtores”, explicou.
“Quem conhece o dia a dia das propriedades e vê o esforço dos agricultores entende a importância da pesquisa científica. Aqui, temos colegas que dedicaram anos ao estudo da cultura da banana, porta-enxertos de maracujá resistentes e novas cultivares de abacaxi, em parceria com a Unemat. Precisamos garantir que essas pesquisas continuem, pois são fundamentais para desenvolver sistemas de produção adaptados às condições de solo e clima de Mato Grosso”, destacou Luciano Ferreira.
A aluna da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) de Tangará da Serra, Crislaine Andrade da Silva, ressaltou a importância das visitas técnicas.
“Mato Grosso é um dos maiores produtores de alimentos do país. Estar aqui, vendo a pesquisa de perto, amplia nosso conhecimento e nos inspira. Parabéns aos pesquisadores e agricultores familiares pelo trabalho”, reconheceu
“Investir em pesquisa é investir no futuro da agricultura familiar. A atuação conjunta da Seaf e da Empaer garante que o conhecimento gerado chegue até quem realmente transforma a terra em alimento — neste caso, o produtor de pequena escala”, concluiu Fujioka.
Sinfra restringe passagem de veículos pesados sobre ponte do Rio Cuiabá em Rosário Oeste
Obras estão sendo realizadas na ponte da MT-010 para corrigir patologias identificadas Saiba Mais +
Professores premiados pela Seduc embarcam para intercâmbio pedagógico na Colômbia
Docentes da Rede Estadual foram reconhecidos por práticas de destaque no ensino de Inglês e terão agenda de visitas técnicas, oficinas e imersão em es Saiba Mais +
Terra das onças e aves, MT passa a ter rota de observação de primatas
Nova rota turística foi apresentada durante a Avistar Brasil 2026, e reforça MT como destino estratégico para observação de fauna e turismo de naturez Saiba Mais +
Sema transfere macacos-barrigudos ameaçados de extinção para santuário em MG
Encaminhamento dos animais para o empreendimento de fauna ocorre em parceria com o Ibama e ICMBio Saiba Mais +
Secretaria de Saúde do Estado estabelece plano de enfrentamento à hanseníase em Mato Grosso
Plano aprovado na Comissão Intergestores Bipartite visa fortalecer a rede de atenção, a vigilância ativa e a qualificação profissional contra a doença Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
|
Nome
|
E-mail
|
|
Localização
|
|
|
Comentário
|
|

.jpeg)

