Empresário confia em projeto turístico do Governo de MT e se torna referência em turismo de pesca
Data de Publicação: 2 de março de 2025 11:58:00 Carlos Camelo comprou áreas em frente onde será a orla de Luciara e construiu duas pousadas que atraem apaixonados por pescaria
Débora Siqueira | Assessoria/Sedec
![]() |
Empresário confiou na execução da obra e apostou na construção de duas pousadas em plena pandemia da covid-19 - Foto por: Reprodução |
Desde que o Governo do Estado anunciou a construção da orla de Luciara (1.083 km de Cuiabá) em 2020, o empresário Carlos Camelo acreditou na obra. Ele vendeu uma fazenda e investiu pesado no turismo de pesca. Ele ergueu duas pousadas na cidade, estrategicamente localizadas em frente da construção da nova orla.
A visão do empresário e a confiança de que o projeto do Governo do Estado sairia do papel em plena pandemia da covid-19, fizeram dele uma referência em pesca esportiva na região do Araguaia. Dono da rede Bora Pescar, ele tem mais duas pousadas, uma em Luciara e outra em Novo Santo Antônio (975 km de Cuiabá). Agora investe em um barco-hotel para os apaixonados pelos peixes gigantes do Rio Araguaia.
“Não só a obra em Luciara, mas também a de São Félix do Araguaia vão impactar positivamente o turismo aqui no Araguaia. Recebemos muitos turistas de São Paulo, Minas Gerais, Tocantins, Pará e Goiás. Depois da orla, esperamos um aeroporto para facilitar a chegada dessas pessoas à região”, afirma Camelo.
Atualmente, a construção da orla de Luciara está com 35% de execução e tem previsão de entrega para 2025, assim como outras nove obras de infraestrutura turística no Estado. O investimento do Governo do Estado no empreendimento é de aproximadamente R$ 9,9 milhões.
Segundo o empresário, a valorização dos terrenos próximos ao rio também já é uma realidade.
“Eu comecei a investir na região da orla já esperando que o projeto saísse do papel. Quando o governador Mauro Mendes anunciou que a obra seria realizada, comprei imóveis em frente à futura orla. Continuamos investindo e confiamos na gestão do Estado, que tem sido muito séria e eficiente. Na época, me chamaram de louco, mas hoje somos referência”, destaca.
A rede Bora Pescar se tornou um dos principais destinos para os amantes da pesca esportiva no Rio Araguaia. Luciara é considerada um berço de peixes de couro, como pirarara e piraíba, os gigantes da água doce. Com a temporada de pesca que começou neste sábado (1º.03), as pousadas já estão na expectativa e com reservas de turistas para os próximos meses.
O empresário e pescador Paulo Basso, da operadora de turismo paulistana Go Fishing Tour, frequenta as pousadas Bora Pescar há três anos. Para ele, o atendimento, a qualificação dos guias de pesca — que antes eram pescadores extrativistas — e a gastronomia são os grandes diferenciais. Ele também elogia a legislação do Transporte Zero, política instituída pelo governador Mauro Mendes, que garante a preservação das espécies e impulsiona a pesca esportiva, movimentando a economia da cidade.
“O Araguaia é muito famoso entre os pescadores, e todos querem estar lá. Eu sou apaixonado pelo rio, especialmente por causa da pirarara. Foi o primeiro peixe que pesquei na vida, e desde então fiquei fascinado. A cor dela é maravilhosa, e a emoção de capturar esse peixe é indescritível”, conta Basso.
O secretário de Estado de Turismo, Felipe Wellaton, reforça a importância dos investimentos públicos para impulsionar o setor.
“Quem faz turismo são os CNPJs, os empreendedores que geram emprego e renda. O papel do Estado é oferecer infraestrutura para facilitar o acesso aos destinos turísticos. Essas orlas, tanto em Luciara quanto em São Félix do Araguaia, vão representar um boom para os negócios, especialmente para o turismo de pesca, que é realizado de forma sustentável”, afirma o secretário.

Restaurante Prato Popular celebra o Mês da Mulher com almoço especial e kits de cuidados
Além da refeição especial, a ação idealizada pela primeira-dama Virginia Mendes, as mulheres receberam kits com produtos de cuidados pessoais Saiba Mais +
Seduc divulga lista final de estudantes que participarão de intercâmbio na Inglaterra
Cem estudantes farão o curso de imersão em país de língua inglesa, por três semanas, e com todas as despesas pagas pelo Estado Saiba Mais +
Produtores de algodão de MT têm até sábado (15) para fazer cadastro das propriedades
Cadastro pode ser pode ser via internet, pelo Sistema de Defesa Sanitária Vegetal, ou em uma unidade do Indea Saiba Mais +
Secel publica relação de pendências documentais para técnicos inscritos em edital do projeto OlimpusMT
Os documentos solicitados devem ser encaminhados ao e-mail projetoolimpus@secel.mt.gov.br, até a próxima segunda-feira (17.3) Saiba Mais +
Desenvolve MT impulsiona o empreendedorismo feminino com a liberação de mais de R$ 35 milhões
53,6% do crédito liberado em 2024 foi para empresas com mulheres à frente de seus negócios Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|