Força-tarefa do SUS atua em três estados do Norte devido à estiagem
Data de Publicação: 18 de setembro de 2024 11:54:00 Agentes estão visitando o Acre, Rondônia e o Amazonas
Agência Brasil - Rio de Janeiro
![]() |
|
@REUTERS/ Claudia Morales |
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) está visitando os estados do Acre, de Rondônia e do Amazonas que sofrem efeitos das queimadas e da seca extrema. Eles recolhem para recolher informações sobre a capacidade de resposta da rede de saúde à população que mais vem sendo afetada pelos efeitos climáticos. O coordenador da Força Nacional do SUS, Rodrigo Stabeli, falou nessa terça-feira (17) ao programa A Voz do Brasil sobre o levantamento que a força-tarefa vem desenvolvendo, junto com os estados e municípios, de ações que possam reduzir o sofrimento e retomar o acesso à saúde da população que está em sofrimento.

Stabeli disse que 30 pessoas estão trabalhando nos três estados, com especialistas em rede de atenção à saúde, em urgência e emergência, em saúde indígena e também dos povos tradicionais. “Esses profissionais têm a capacidade de entender a real dimensão das ações que poderão ser desenvolvidas para, em seguida, montar um efetivo, de acordo com a necessidade de parte do estado ou de um município específico, como hospital de campanha para o atendimento da população”.
O coordenador da Força Nacional do SUS explicou que esses estados são os mais afetados, que já começam a ter moradores isolados, sem suprimento de água, de insumos à saúde, de alimento. “A nossa fase é de preparação de uma missão que pode levar nosso efetivo para garantir a retomada dessa desassistência”. Rodrigo Stabeli disse ainda que na recuperação da catástrofe ambiental que atingiu em maio último o Rio Grande do Sul, a Força Nacional do SUS trabalhou com 730 pessoas no apoio à recuperação do estado.
Segundo Stabeli, os principais problemas que atingem a população desses três estados do norte são “a infecção respiratória aguda, a principal causa, além de problemas de desidratação. As pessoas que estão próximas dos focos de incêndio devem se proteger da fumaça, que pode provocar queimaduras no trato respiratório”, explicou.
O coordenador disse também que todos os problemas de saúde relacionados à seca ou às queimadas estão sendo levados à rede de assistência à saúde desses estados com orientações “para que se possa ter a melhor percepção médica dos principais agravos que chegam por causa dessa estiagem”.
Edição: Graça Adjuto
Hospital Regional de Cáceres passa a ofertar exames de ressonância e fortalece serviço de diagnóstico em MT
Medida simboliza um grande avanço na assistência prestada, ampliando o acesso dos usuários aos exames de alta complexidade Saiba Mais +
Max Russi articula recursos e garante avanço em cirurgias bariátricas e de catarata em Barra do Garças e região
Ações incluem mutirão de catarata e bariátricas pelo programa Fila Zero, beneficiando municípios vizinhos Saiba Mais +
Hospital Central prevê mais de 1,2 mil atendimentos voltados à saúde da mulher em março
Consultas especializadas e exames de imagem reforçam o diagnóstico precoce de doenças que afetam as mulheres Saiba Mais +
Hospitais Regionais do Estado passam por modernização e recebem investimentos em infraestrutura
Hospital Regional de Alta Floresta tem a obra mais avançada, com 97% de execução e previsão de entrega para primeiro trimestre Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
|
Nome
|
E-mail
|
|
Localização
|
|
|
Comentário
|
|


