Hacker pede "milhões" para devolver sistema da Energisa em MT
Data de Publicação: 2 de maio de 2020 13:17:00 Banco de dados de clientes está sob comando de "invasor"
Allan Mesquita / Folha Max
Reprodução |
![]() |
O hacker americano responsável por tirar o sistema do Grupo Energisa do ar, pede que a concessionária transfira uma quantidade milionária para devolver o banco de dados. A invasão iniciou na madrugada da última quarta-feira (29) e afeta o sistema operacional da empresa em Mato Grosso e nos demais Estados.
Uma fonte revelou ao FOLHAMAX nesta sexta-feira (1) que, devido ao ataque cibernético, os funcionários não conseguem ter acesso as informações básicas dos clientes. “O sistema está fora de controle da Energisa. Não conseguem visualizar histórico, pagamento, nada. A Energisa está cega”.
Com o problema, o site também ficou fora do ar alertando ao “problema técnico”. Já outros canais de atendimento, como o aplicativo Gisa passa por instabilidades.
Ainda segundo as informações, o criminoso pede uma “quantia em milhões” para devolver a estabilidade das tecnologias. Contudo, a empresa até o momento não fechou nenhum acordo sobre o pagamento e tenta recuperar os dados através de um backup que deve demorar 3 dias.
O suspeito seria um hacker dos Estados Unidos que já teria praticado o mesmo crime contra outras concessionárias de energia elétrica.
Em nota, a Energisa informou que o fornecimento de energia e os dados dos clientes foram preservados. “Informamos que estamos com problemas técnicos nos nossos servidores e, com isso, os sistemas de atendimento ao cliente estão temporariamente indisponíveis”, diz.
NOTA
Informamos que estamos com problemas técnicos nos nossos servidores e, com isso, os sistemas de atendimento ao cliente estão temporariamente indisponíveis. Estamos atuando em esquema de contingência e já com o nosso time de Tecnologia da Informação (TI) trabalhando para resolver o problema o mais rápido possível. Reforçamos que estamos à disposição com foco apenas nos serviços emergenciais, como falta de energia, pelo nosso call center (0800) e pela Gisa, nossa atendente virtual no WhatsApp. Pedimos desculpas pelo transtorno e esperamos normalizar nossas operações em breve. Agradecemos a compreensão.

Lula decreta luto oficial de sete dias pela morte do Papa Francisco
Presidente destacou a atuação do Papa em favor dos pobres e refugiados Saiba Mais +
“Foi muito mais do que a gente esperava”, diz participante sobre Auto da Paixão de Cristo promovido pelo Governo de MT
Participantes destacam superação, emoção e gratidão por vivenciarem espetáculo pela primeira vez Saiba Mais +
Carne bovina responde por 90% do faturamento das exportações de Mato Grosso no 1º trimestre
Com maior rebanho do país e certificação internacional à vista, Estado foi responsável por 20,5% de toda a carne bovina vendida pelo Brasil ao exterio Saiba Mais +
Primeira-dama de MT destaca investimento de R$ 62 milhões no programa SER Família Indígena
Virginia Mendes mobiliza ações e investimentos por meio do programa SER Família Indígena Saiba Mais +
Sesp intensifica fiscalização de motocicletas na região metropolitana de Cuiabá
Veículos estão envolvidos em 60% das mortes no trânsito; ações buscam reduzir esses índices Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|