Idoso com suspeita de covid morre sem conseguir UTI; secretário será investigado
Data de Publicação: 10 de junho de 2020 17:41:00 Na segunda-feira, quando no boletim da SES constava que haviam leitos disponíveis, Central de Regulação afirmou ao município que as vagas estavam esgotadas
Repórter MT
RepórterMT/Reprodução |
Abel morreu nesta terã-feira e o exame que vai confirmar ou descartar infecção está no Lacen |
O idoso Abel Camilo Leite, de 72 anos, morreu nesta terça-feira (09) em Vila Bela da Santíssima Trindade, com suspeita de covid-19, sem conseguir transferência para um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O Ministério Público do Estado anunciou que vai abrir uma investigação para apurar as responsabilidades do secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, nesta morte. Na segunda-feira foi colhido material do paciente e encaminhado para o Laboratório Central do Estado (Lacen), mas ainda não há resultado se ele realmente estava infectado pelo novo coronavírus.
O Ministério Público chegou a conseguir uma liminar na justiça que determinava a transferência de Abel para um leito de UTI, o que não foi cumprido.
De acordo com o MP, Abel tinha sintomas gripais, tendo dado entrada na unidade hospitalar apresentando Insuficiência Respiratória Aguda, saturando 53% e com temperatura de 38.2. Foi dado diagnóstico de suspeita de covid e solicitada o encaminhamento do paciente, com urgência, para uma UTI.
O promotor de Justiça Samuel Telles Costa ressalta que embora tenha sido divulgado no Boletim Informativo n° 92 da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, publicado na segunda-feira (08), a existência de 120 leitos de UTI disponíveis na rede pública estadual, a informação repassada pelo setor de regulação foi de que não existiria vaga disponível.
“Registre-se que este agente ministerial também entrou em contato, por telefone, com o setor de regulação e obteve a mesma informação que fora repassada à gestora municipal. Ou seja, no sentido de que não há leitos de UTI disponíveis na rede pública, informação essa que foi reiterada até às 23h”, destacou o promotor de Justiça em um trecho da ação proposta.
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|