Levantamento aponta que 35 municípios correm risco de desaparecer em MT
Data de Publicação: 6 de outubro de 2025 14:36:00 Tribunal de Contas de Mato Grosso alerta sobre cidades que não se sustentam
Olhar Direto
![]() |
| Reprodução |
O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Sérgio Ricardo, alertou que 35 municípios de Mato Grosso podem desaparecer caso propostas em tramitação no Congresso Nacional avancem. Segundo ele, muitas dessas iniciativas visam extinguir cidades com menos de 5 mil habitantes, como Araguainha, Serra Nova Dourada, Ponte Branca e Novo Santo Antônio.
“Se a gente observar, 100% dos municípios não se sustentam. Eles precisam de repasses, não se sustentam sozinhos. O último projeto que entrou iria acabar com 35 municípios do estado”, disse.
Sérgio Ricardo destacou que o TCE iniciará um censo próprio, mais detalhado que o do IBGE, para mapear a realidade econômica e social das cidades.
“Será um censo completo, inclusive da vida de cada município e de cada cidadão. Nos últimos 10 anos, o IBGE mostrou que 51 municípios de Mato Grosso perderam população, e isso desencadeia uma série de situações”, explicou.
O presidente do TCE enfatizou a importância de políticas de Estado que garantam sustentabilidade e desenvolvimento regional, independentemente de governos específicos.
"Não podemos depender apenas de políticas de governo. Precisamos ter políticas de Estado, por exemplo, percentuais obrigatórios em saúde e educação, e também em geração de emprego e industrialização”, ressaltou.
Fundos de aval ajudam a liberar mais de R$ 40 milhões em crédito para fortalecer pequenos negócios em 2025
MT Garante e Fampe apoiaram mais de 400 empreendedores em Mato Grosso no último ano Saiba Mais +
Prazo para envio de documentos ao sistema de monitoramento de benefícios fiscais termina em 31 de janeiro
Envio anual é obrigatório mesmo para quem não utilizou o incentivo fiscal no período Saiba Mais +
MT cria lei de subvenção para atrair voos internacionais e fixa limite anual de R$ 10 milhões
Nova legislação autoriza apoio financeiro a companhias aéreas para implantação e ampliação de rotas internacionais com origem ou destino no Estado Saiba Mais +
Mais de 30 mil vagas seguem abertas na rede estadual de ensino para o ano letivo de 2026
Escolas mantêm matrículas durante as férias e Seduc projeta mais de 303 mil alunos até o início das aulas, Saiba Mais +
Estado mantém redução do ICMS da cesta básica da construção civil em 2026
Medida mantém condições tributárias diferenciadas para materiais básicos, com foco em competitividade do setor Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
|
Nome
|
E-mail
|
|
Localização
|
|
|
Comentário
|
|

.gif?=2995789-1)
.jpeg?=2461217-1)
