Mato Grosso consolida liderança e encerra safra de algodão com crescimento de 8%
Data de Publicação: 1 de outubro de 2025 12:41:00 Estado é responsável por mais de 70% da produção nacional e mantém posição de destaque no setor algodoeiro
Yasmim Di Berti | Assessoria/Sedec
![]() |
| Christiano Antonucci - Secom - MT |
Mato Grosso encerrou a colheita da safra 2024/2025 de algodão e manteve a liderança nacional na produção da fibra. O estado segue como principal produtor no Brasil, com ampla participação no volume total colhido em todo o país.
De acordo com o 12º levantamento de safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Mato Grosso produziu 6,92 milhões de toneladas de algodão em caroço e pluma, um crescimento de 8,3% em relação ao ciclo anterior, quando foram registradas 6,3 milhões de toneladas. A área plantada também avançou, passando de 1,41 milhão de hectares para 1,46 milhão, aumento de 3,3%.
O desempenho coloca o estado como responsável por 71% de toda a produção nacional de algodão. Apenas em pluma, foram produzidas 2,87 milhões de toneladas, consolidando a posição de Mato Grosso como o maior produtor do país. Os números refletem a força do setor agrícola local e a importância da cultura para a economia estadual e nacional.
Para a secretária adjunta de Agronegócios, Crédito e Energia da Sedec, Linacis Silva Vogel Lisboa, os resultados da safra 24/25 reforçam a posição de Mato Grosso como protagonista na produção agrícola e evidenciam a força do setor algodoeiro para a economia do estado.
“O crescimento da safra mostra como Mato Grosso vem se destacando cada vez mais. Temos um clima favorável, produtores que investem em tecnologia e práticas de manejo que aumentam a produtividade. Tudo isso faz com que o algodão seja um setor que não só gera muitos empregos, mas também movimenta a economia em várias áreas, do campo ao transporte e às exportações. É um resultado que reforça o papel estratégico do nosso estado na agricultura brasileira.”
Mato Grosso consolida protagonismo na produção mundial de grãos e fibras
Volume projetado mantém o estado entre os maiores produtores globais de soja, milho e algodão Saiba Mais +
Mato Grosso dá início à colheita da segunda safra nacional de milho
A expectativa é de produção recorde na safra 2024/25, de 50,38 milhões de toneladas Saiba Mais +
Mato Grosso inicia colheita de milho com produção estimada em 50,3 milhões de toneladas
Evento será realizado em Sorriso, maior produtor do país, e celebra o crescimento da produtividade e a força do agronegócio no estado Saiba Mais +
Com aumento de 13%, produção de pluma de algodão em MT impulsiona exportação nacional
Mato Grosso é responsável por 69% da exportação de plumas do Brasil Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
|
Nome
|
E-mail
|
|
Localização
|
|
|
Comentário
|
|

.jpeg?=2461217-1)

