Mato Grosso sobe nove posições no ranking de eficiência da contabilidade pública
Data de Publicação: 17 de setembro de 2025 13:36:00 Avaliação é feita pelo Tesouro Nacional e atesta que o Estado possui informações fiscais transparentes e de alta qualidade
Lorrana Carvalho | Sefaz-MT
![]() |
| Marcos Vergueiro/Secom-MT |
O Governo de Mato Grosso manteve a nota A no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, elaborado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), e ainda avançou nove posições em relação ao ano passado. O resultado, referente aos dados de 2024, comprova a transparência e a qualidade das informações contábeis e fiscais prestadas pelo Estado.
Desde a primeira edição, Mato Grosso figurava com nota B. Em 2024, com base nos dados de 2023, o Estado conquistou pela primeira vez a nota A, ficando em 13º lugar no ranking. Agora, em 2025, além de manter a classificação máxima, alcançou o 4º lugar e um dos melhores desempenhos nacionais.
Para o secretário de Fazenda, Rogério Gallo, o resultado reforça o compromisso do Estado com a boa gestão fiscal e soma às conquistas de Mato Grosso obtidas na capacidade de pagamento (Capag), também avaliada pelo Tesouro Nacional.
“Agora, Mato Grosso não é apenas A na Capag. Também somos A na contabilidade pública, reconhecida entre as melhores do país. Isso reflete a solidez da nossa gestão fiscal, que nos permite atrair investimentos, gerar empregos e ampliar os recursos aplicados em saúde, educação e infraestrutura”, afirmou o secretário Rogério Gallo.
Segundo o Tesouro Nacional, em 2023 Mato Grosso atingiu 171.140 pontos, o que corresponde ao cumprimento de 98,92% das metas previstas. No ano anterior, o percentual havia sido de 95,93%.
O ranking analisa os dados enviados ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). Na análise são consideradas quatro dimensões: Gestão da Informação, Informações Contábeis, Informações Fiscais e Informações Contábeis x Informações Fiscais. Em todas elas Mato Grosso obteve um desempenho superior ou igual a 95% na avaliação dos dados encaminhados em 2024.
O Ranking Siconfi é público e por ser consultado aqui.
Virginia Mendes relembra perdas da pandemia durante lançamento de livro de Gilberto Figueiredo
Ex-primeira-dama compartilhou experiências pessoais e destacou a importância da memória sobre a Covid-19. Saiba Mais +
Governo vai construir mais asfalto em 8 anos do que foi feito em 271 anos de história de MT
Números representam um grande avanço logístico para o Estado, que tem a maior malha rodoviária do país Saiba Mais +
SES distribui vacina Pneumo 20 aos municípios de Mato Grosso
A vacina pneumocócica conjugada 20-valente passa a integrar o Sistema Único de Saúde e amplia a proteção de crianças contra pneumonia, meningite e out Saiba Mais +
Governo de MT entrega 754 casas populares em Primavera do Leste nesta sexta-feira (26)
Unidades fazem parte do programa SER Família Habitação, na modalidade Entrada Facilitada, na qual as famílias recebem subsídio de até R$ 25 mil para a Saiba Mais +
Governo de MT e Rumo inauguram 1º trecho da Ferrovia Estadual: “Mato Grosso é um exemplo do que o Brasil pode fazer”, afirma governador
Primeiro trecho da Ferrovia Estadual foi entregue em Dom Aquino e avança na integração logística da produção de Mato Grosso ao país Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
|
Nome
|
E-mail
|
|
Localização
|
|
|
Comentário
|
|


