Mato Grosso tem potencial para firmar parcerias ambientais
Proposta foi apresentada pela representante da Tropical Forest Alliance (TFA) durante visita ao governador Mauro Mendes
Jairo Sant'Ana | Secom-MT
Foto por: Laice Souza
Embora várias empresas e países tenham se comprometido em reduzir suas emissões de carbono até o ano de 2020, muitos ainda não o fizeram e estão à procura de um local apropriado para concretizar o projeto. Neste cenário, Mato Grosso, por sua dimensão, produção e valor ambiental, é um forte candidato a firmar parcerias com quem queira negociar este tipo de redução.
Este foi o motivo da visita, na segunda-feira (08.07), da coordenadora regional da Tropical Forest Alliance (TFA) para a América Latina, Fabíola Zerbini, ao governador Mauro Mendes. Segundo a assessora de Assuntos Internacionais de Mato Grosso, Rita Chiletto, a percepção do Governo é a de que a TFA pode se tornar uma eficiente articuladora de parcerias para o Estado, estimulando agricultura, pecuária e reflorestamento de áreas degradadas, entre outras iniciativas.
“Como o governador Mauro Mendes foi claro ao afirmar que sustentabilidade continua sendo pauta de Estado, Fabíola Zerbini não só se conscientizou de que Mato Grosso tem firme este objetivo, como ainda se colocou como articuladora de parcerias e divulgadora de Mato Grosso para o mundo”.
A coordenadora do TFA para América Latina também apresentou propostas e convites internacionais para o governador, a serem avaliados. “Serão ocasiões em que Mato Grosso poderá apresentar todo o seu potencial ambiental e econômico, para conquistar parcerias indutoras de negócios, investimentos, troca de experiências técnicas e tudo que possa trazer para este estado a garantia de uma produção sustentável, que hoje não é apenas um discurso, mas uma prática”.
Como exemplo desta prática, ela cita os programas Page (firmado com cinco agências da Organização das Nações Unidas – ONU), REM (coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente – Sema), Estratégia PCI (que se estrutura para se transformar em um instituto catalizador de recursos para ações de sustentabilidade) e Assessoria Internacional, cujo papel é buscar parcerias internacionais.
A TFA foi fundada em 2012, durante a Conferência Rio +20, e atualmente é formada por 81 membros, incluindo 10 governos e 30 empresas. Seu secretariado global está baseado no Fórum Econômico Mundial, em Genebra (Suíça). Um de seus integrantes é a Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Floresta, do qual Mato Grosso é membro fundador desde 2008.
Participaram também da audiência, o secretário da Casa Civil, Mauro Carvalho; a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti; o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda; e o diretor-executivo da Estratégia PCI, Fernando Sampaio.
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|