Menino de 10 anos morre com suspeita de meningite em Catalão
Data de Publicação: 30 de agosto de 2024 10:04:00 Causa da morte da criança de 10 anos ainda será confirmada pelo Serviço de Verificação de Óbito (SVO)
Fonte: Mais Goiás
![]() |
|
Irmãos da vítima, de 8 e 12 anos, também foram internados com suspeita da doença (Foto: Divulgação) |
A Secretaria Municipal de Saúde de Catalão informou que um menino de 10 anos morreu na madrugada da última quarta-feira (28/08), no Pronto Atendimento Infantil da cidade, com suspeita de meningite.
Conforme a SMS de Catalão, os irmãos da vítima, de 8 e 12 anos, também foram internados com suspeita da doença após um deles apresentar febre e dor no corpo. Ainda segundo a Secretaria, a família e os colegas de escola das crianças foram medicados contra a doença.
A verdadeira causa da morte da criança de 10 anos ainda será confirmada pelo Serviço de Verificação de Óbito (SVO) de Catalão, mas a principal suspeita é de meningite.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Goiás registrou 115 casos confirmados da doença em 2024, com 22 mortes. Ainda segundo o órgão, a morte da criança em Catalão é acompanhada e o caso está sendo investigado.
Nota SES-GO
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) informa que o último boletim registrou em 2024, até o momento, um total de 115 casos confirmados de meningite, de diferentes etiologias, com 22 óbitos no estado neste ano. Em 2023, foram confirmados 214 casos de meningite, de diferentes etiologias, com 43 óbitos registrados. A secretaria informa ainda que acompanha o óbito em Catalão, que segue em investigação.
A SES ressalta que monitora a ocorrência dos casos dos diversos tipos de meningite, seja por vírus ou bactéria, que tendem a aumentar neste período do ano em função da forma de transmissão. A secretaria recomenda que a população observe os cuidados com a etiqueta respiratória, evite locais com aglomeração de pessoas e mantenha o cartão de vacinação atualizado.
A meningite é um processo inflamatório que atinge as meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Ela pode ser causada por diferentes agentes etiológicos, como bactérias, vírus, fungos e parasitas. As meningites bacterianas e virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública, pela magnitude de sua ocorrência e potencial de produzir surtos. No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica e por isso, casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias eventuais. A SES reforça ainda que, apesar de casos serem esperados, a vacinação adequada, com elevadas taxas de coberturas vacinais, diminuem a chance de casos graves e óbitos consideravelmente, mesmo com a possibilidade de surtos.
SES/GO
Mega-Sena acumula e próximo prêmio é estimado em R$ 42 milhões
Os números sorteados foram 18 - 21 - 23 - 43 - 55 - 58 Saiba Mais +
Trabalhadores informais fazem novo ato contra programa Tolerância Zero
Manifestação alerta autoridades contra a criminalização da categoria Saiba Mais +
Polícia Civil desarticula esquema de tráfico de drogas ligado a facção criminosa em Confresa
O grupo era formado por familiares e cônjuges, que atuavam de forma integrada, com divisão de tarefas e blindagem contra a ação policial Saiba Mais +
Trabalhador morre soterrado por carga de milho durante descarregamento em MT
A vítima verificava o mecanismo de travamento da tampa da caçamba de um caminhão quando aconteceu o acidente Saiba Mais +
Operação Manhattan prende investigados por homicídio em Vila Rica no Norte Araguaia
Ordens judiciais foram cumpridas em três municípios de Mato Grosso e contou com apoio da Polícia Militar Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
|
Nome
|
E-mail
|
|
Localização
|
|
|
Comentário
|
|


