Para conter risco de gripe aviária, 320 aves são sacrificadas em MT
Data de Publicação: 8 de setembro de 2023 09:31:00 A zootecnista responsável pelo cuidado dos animais disse que eles não apresentavam sintomas da doença e que não foi favorável à decisão da eutanásia. Já o Indea informou que a medida é resguardada pela legislação.
G1 MT
![]() |
Um total de 320 aves silvestres, que foram resgatadas na última quinta-feira (31), pela Polícia Rodoviária Federal, foram submetidas a eutanásia nesta quarta-feira (6) em Sorriso, 420 km de Cuiabá, após determinações feitas pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea).
Em nota, o Instituto informou que a medida, além de ser resguardada pela legislação vigente, era necessária por se tratar de aves sem procedência sanitária e que a "introdução da doença traria prejuízos incalculáveis, não só a economia do município, mas também do estado e do país".
A zootecnista e proprietária da clínica onde os animais estavam, Karine de Camargo, disse que não foi favorável à decisão da eutanásia, mas afirmou que não poderia descumprir a determinação do órgão.
De acordo com Karine, uma médica da sua equipe fez uma avaliação dos pássaros e constatou que nenhum deles apresentava sintomas da doença.
“A gente respeita os órgãos, estamos aqui para cumprir nosso papel, que é de consulta, tratamento e reabilitação dos animais destinados a nós pra isso. Como existe uma ordem de alguns responsáveis por isso, a gente não pode impedir que isso se cumprisse”, disse ela.
A zootecnista ainda relatou que se colocou à disposição para que as aves permanecessem na clínica por mais 180 dias para que passassem por uma avaliação gratuita.
Na última quinta-feira (31), governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), declarou estado de emergência zoossanitária no território mato-grossense para prevenir a Influenza Aviária H5N1 de Alta Patogenicidade (IAAP), conhecida como gripe aviária.
O decreto vale por 180 dias. Até então, o estado não possui registros de casos da doença.
As aves sacrificadas são da espécie ‘Canário Venezuelano’ que, antes do resgate, estavam sendo transportadas em oito gaiolas com destino a São Paulo, onde seriam comercializadas.

Restaurante Prato Popular celebra o Mês da Mulher com almoço especial e kits de cuidados
Além da refeição especial, a ação idealizada pela primeira-dama Virginia Mendes, as mulheres receberam kits com produtos de cuidados pessoais Saiba Mais +
Seduc divulga lista final de estudantes que participarão de intercâmbio na Inglaterra
Cem estudantes farão o curso de imersão em país de língua inglesa, por três semanas, e com todas as despesas pagas pelo Estado Saiba Mais +
Produtores de algodão de MT têm até sábado (15) para fazer cadastro das propriedades
Cadastro pode ser pode ser via internet, pelo Sistema de Defesa Sanitária Vegetal, ou em uma unidade do Indea Saiba Mais +
Secel publica relação de pendências documentais para técnicos inscritos em edital do projeto OlimpusMT
Os documentos solicitados devem ser encaminhados ao e-mail projetoolimpus@secel.mt.gov.br, até a próxima segunda-feira (17.3) Saiba Mais +
Desenvolve MT impulsiona o empreendedorismo feminino com a liberação de mais de R$ 35 milhões
53,6% do crédito liberado em 2024 foi para empresas com mulheres à frente de seus negócios Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|