Policiais enfrentam viagem para alertar indígenas sobre uso de drogas e álcool
Greyce Lima | Secom - MT
Cerca de 500 índios entre adultos, crianças e idosos de 16 aldeias da etnia Rikbakts receberam informações preventivas - Foto por: PMMT
Sobre as águas do Rio Juruena, policiais militares de Juína enfrentaram horas de viagem a barco e mais de 100 km de estrada de terra no mês Junho para alertar 500 indígenas das aldeias da etnia Rikbktsa sobre a entrada de drogas ilícitas e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e tabaco nas comunidades indígenas da região.
O aumento de índios envolvidos em ocorrências de acidentes de trânsito com vítima fatal, em decorrência de embriaguez ao volante, casos de violência doméstica e outros transtornos causados pelo uso abusivo de álcool e drogas, motivou os policiais a levar para aldeias palestras educativas sobre os danos à saúde causados pelo uso do tabaco, entorpecentes e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas nas comunidades indígenas.
Cerca de 500 índios, entre adultos, crianças e idosos de 16 aldeias da etnia Rikbakts, receberam informações preventivas. Das aldeias visitadas, em quatro delas só foi possível chegar por meio de embarcação pelo Rio Juruena.
O sargento Rodrigo Deniz Araujo, que ministrou algumas das palestras nas aldeias, conta que o trabalho é preventivo e de alerta mesmo, visto que o consumo de álcool está causando muitos acidentes de trânsito com índios em torno das aldeias, a ponto de alguns condutores virem a óbito, principalmente motociclistas. O sargento diz ainda que outro problema é a entrada de drogas ilícitas nas aldeias, que vem ameaçando a identidade cultural dos povos indígenas.
“Vem aumentando o uso de drogas licita e ilícitas dentro das aldeias. Os índios vêm enfrentando problemas de saúde também por consumo excessivo de bebidas alcoólicas e tabaco. Nós mostramos que esses vícios estão acabando com a cultura deles, e a identidade indígena. Então nós levamos vídeos impactantes sobre os danos causados pelo uso dessas drogas, passamos orientações e apontamos alguns caminhos para sair desses ciclos viciosos. Nós mostramos também que essas coisas estão aumentando os índices de acidentes de transito e criminalidade, afetando toda comunidade” , explica o sargento.
A ação é coordenada pelos policiais do 20º Comando Regional de Policia Militar de Juína e realizada desde 2011. As visitas nas comunidades indígenas acontecem duas vezes ao ano na região. A equipe é formada por três militares que são instrutores do Programa Educacional de Resistência às drogas (Proerd) e atuam nas aldeias em conjunto com profissionais da Casa de Saúde Indígena (Casai).

Lula decreta luto oficial de sete dias pela morte do Papa Francisco
Presidente destacou a atuação do Papa em favor dos pobres e refugiados Saiba Mais +
“Foi muito mais do que a gente esperava”, diz participante sobre Auto da Paixão de Cristo promovido pelo Governo de MT
Participantes destacam superação, emoção e gratidão por vivenciarem espetáculo pela primeira vez Saiba Mais +
Carne bovina responde por 90% do faturamento das exportações de Mato Grosso no 1º trimestre
Com maior rebanho do país e certificação internacional à vista, Estado foi responsável por 20,5% de toda a carne bovina vendida pelo Brasil ao exterio Saiba Mais +
Primeira-dama de MT destaca investimento de R$ 62 milhões no programa SER Família Indígena
Virginia Mendes mobiliza ações e investimentos por meio do programa SER Família Indígena Saiba Mais +
Sesp intensifica fiscalização de motocicletas na região metropolitana de Cuiabá
Veículos estão envolvidos em 60% das mortes no trânsito; ações buscam reduzir esses índices Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|