Produção de algodão deve estagnar na próxima safra, aponta IBGE
Data de Publicação: 13 de fevereiro de 2020 14:22:00
Da Redação - Bruna Bom
Foto: Luiza Goulart/IBGE |
![]() |
Segundo a primeira estimativa da safra de 2019/2020 do estado de Mato Grosso, a produção de algodão no estado deve estagnar durante as próximas safras. O motivo seria o grande crescimento que ocorreu nos últimos anos, desestabilizando o sistema produtivo. Os dados foram apresentados na reunião do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), que ocorreu na manhã desta quinta-feira (12) na sede do IBGE em Cuiabá.
“Nos últimos dois anos a área plantada e a produção de algodão cresceu bastante, e esse ano não cresceu nos mesmos patamares. Segundo relatos dos nossos informantes, isso é em função de que agora o sistema produtivo, o mercado precisa estabilizar pra poder seguir e continuar crescendo, pra ver se está organizado de uma forma que dá pra crescer mais” explicou Ricardo Aratani, analista do IBGE e um dos responsáveis pelo levantamento da produção agrícola.
O crescimento previsto para o algodão na primeira safra de 2020 é de apenas 1,88% em relação à safra passada, apesar do crescimento de área plantada, que deve chega a 1,182 milhão de hectares.
Já para a soja, principal insumo produzido por Mato Grosso, a expectativa é de que um aumento de 2,5% na área plantada em relação à safra passada, totalizando quase 10 milhões de hectares plantados.
O destaque da próxima safra, no entanto, está no gergelim. O grão, que antes não possuía uma classificação própria enquanto produto, teve um crescimento de 132,8% na produção em relação à última sofra, chamando a atenção de produtores e analistas. Sua área plantada, todavia, totaliza aproximadamente 120 mil hectares, número pouco expressivo em comparação a outros cereais.

Ager lança Operação Conjunta Férias; previsão é de 160 mil embarques e desembarques em julho
Serão realizadas ações de fiscalização nos veículos quanto às condições de higiene, conforto e segurança Saiba Mais +
Audiência pública debaterá propostas para construção do Plano Pena Justa em MT
Eixos temáticos apresentarão propostas de melhorias para o sistema penal do estado Saiba Mais +
Desenvolve MT libera mais de R$ 1,2 milhão de crédito para mulheres no primeiro semestre
Iniciativa busca fortalecer o empreendedorismo feminino no Estado e gerar emprego e renda Saiba Mais +
Ponte do Juruena é maior do que as 5 pontes entre Cuiabá e Várzea Grande juntas
Localizada na MT-208 entre Cotriguaçu e Nova Bandeirantes, a ponte sobre o Rio Juruena terá 1.360 metros de extensão Saiba Mais +
Evento em Cuiabá vai discutir desafios e soluções para agenda climática no setor agrícola
As palestras e mesas redondas vão reunir representantes do Brasil e da Alemanha na terça-feira (8), no Auditório Clóves Vettorato, no Palácio Paiaguás Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|