Querência seguirá o último decreto estadual
Grande parte do comércio abrirá normalmente, com restrições sanitárias; veja infográfico com dados da Covid-19 em todo país
Elisa Coelho |
João Pedro Donadel
Da Redação
Em entrevista ao portal de notícia Querência News, o prefeito Fernando Gorgen (PSB) falou a respeito do novo decreto municipal, que tem como base as decisões tomadas pelo governo estadual. O novo documento foi assinado e passou a valer a partir da última sexta-feira (27).
Gorgen em sua fala reiterou que o decreto querenciano obedece ao artigo 13 do decreto editado pelo governador Mauro Mendes (DEM) na quinta-feira (26) em que se recomenda aos municípios seguirem as diretrizes colocadas pelo governo do estado. Segundo o governador, todas as determinações seguem os parâmetros do que recomenda o Ministério da Saúde e a nota expedida nesta semana pela Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).
Em Querência, o prefeito reafirma que as medidas sanitárias devem continuar, assim como manter distância recomendada e evitar grandes aglomerações. Em sua fala na entrevista de aproximadamente 25 minutos, Gorgen explica que por não ter sido tão radical em seu primeiro decreto municipal, as mudanças não serão tão bruscas.
A decisão é tomada pensando no viés econômico do município. Segundo o executivo, a luta é pelo combate ao vírus, porém entende que certas atividades comerciais podem ser mantidas, se as precauções sanitárias e distanciamento forem adotadas “temos que nos adaptar” frisou.
O último dado ministerial a respeito dos casos em Mato Grosso traz 16 casos confirmados no estado e quase 600 casos suspeitos. Até o momento nenhum óbito no estado. No país, já são 136 mortes e mais de 4.200 casos confirmados.
O Ministério da Saúde atualiza diariamente os dados na plataforma de dados do coronavírus para manter a população informada. O painel traz as informações e permite uma análise do comportamento do vírus com o passar do tempo, além de um gráfico de dados acumulados apontando a curva epidêmica da doença.