SES promove capacitação sobre vigilância epidemiológica e manejo clínico das meningites
Data de Publicação: 26 de novembro de 2025 20:38:00 Com 265 profissionais da saúde inscritos, o evento ocorre no Hotel Fazenda Mato Grosso
Maria Eduarda Belchior* | SES - MT
![]() |
| A capaciação tem 265 profissionais da saúde inscritos Crédito - SES - MT |
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realiza, em parceria com o Ministério da Saúde, de terça a quinta-feira (25 a 27.11), uma capacitação sobre vigilância epidemiológica, diagnóstico e manejo clínico das meningites.
O evento, sediado no Hotel Fazenda Mato Grosso, reúne 265 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e profissionais que atuam na vigilância epidemiológica, na Atenção Primária à Saúde e nos serviços hospitalares no Estado.
A capacitação tem como objetivo atualizar os profissionais sobre as diretrizes vigentes para prevenção, detecção precoce, investigação oportuna e manejo clínico adequado dos casos suspeitos e confirmados de meningite.
Também serão abordados temas como a implantação e aprimoramento da vigilância sentinela, o fluxo de notificação imediata, critérios de coleta e transporte de amostras, além dos protocolos assistenciais preconizados pelo Ministério da Saúde.
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SES, Janaina Pauli, destacou que a iniciativa é fundamental para fortalecer a resposta do Estado às doenças meningocócicas.
“Os profissionais sairão deste encontro com orientações atualizadas e alinhadas aos protocolos vigentes do Ministério da Saúde para o enfrentamento das meningites. Isso qualifica a assistência e contribui para reduzir riscos, atrasos diagnósticos e possíveis complicações, garantindo uma evolução à cura do paciente atendido no Sistema Único de Saúde em Mato Grosso”, afirmou.
A responsável técnica estadual pela vigilância das meningites, Lucianí Limonge, ressaltou a importância de integrar os diferentes níveis de atenção e os serviços laboratoriais no enfrentamento da doença.
“É essencial capacitar médicos, enfermeiros e profissionais da Vigilância Epidemiológica e Atenção Primária, Secundária e Terciária, bem como reforçar os protocolos laboratoriais. A coleta adequada e o envio oportuno das amostras garantem exames de qualidade e maior rapidez diagnóstica, fatores indispensáveis para o tratamento precoce e para a adoção imediata das medidas de prevenção e controle”, concluiu.
*Sob a supervisão de Luiza Goulart
Contribuintes podem emitir e validar boleto do IPVA para não cair em golpe
Funcionalidade está disponível pelo whatsapp oficial da Sefaz MT Saiba Mais +
Seduc convoca bibliotecários e nutricionistas do Processo Seletivo a partir desta quarta-feira (25)
Profissionais farão jornada de 40 horas semanais, com salário de até R$ 7.845,50 Saiba Mais +
Seduc e Banco Mundial reforçam parceria visando avanços do Projeto de Aprendizado Digital, Inclusivo e Sustentável de Mato Grosso
Missão de supervisão nesta quarta e quinta-feira (25e 26.2) em Cuiabá inclui visitas a escolas e análise de indicadores na educação pública estadual Saiba Mais +
Vale do Cabaçal se torna a 10ª região turística com governança formalizada em Mato Grosso
Formalização consolida autonomia regional para investir, firmar parcerias e impulsionar o turismo Saiba Mais +
Governo de MT abre licitação para duplicar anel viário de Rondonópolis
Licitação está dividida em dois lotes e está marcada para o dia 4 de março Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
|
Nome
|
E-mail
|
|
Localização
|
|
|
Comentário
|
|

.jpeg?=2461217-1)

