Português (Brasil)

Treinamento em Academias: Relevância sobre imunidade, stress e economia.

Treinamento em Academias: Relevância sobre imunidade, stress e economia.

Data de Publicação: 19 de junho de 2020 15:20:00

Fonte: https://interacaofitness.com.br

(Thiago Pimenta)

Edição: Ida Aguiar.

O treinamento físico é quase um sinônimo de saúde, na maioria dos casos. Mas, qual seria sua relevância em períodos como este? Até que ponto o exercício físico contribuiria para manter nossa saúde imunológica?

É importante lembrar, que a atividade física nos traz adaptações agudas, aquelas imediatas, que ocorrem durante ou logo após sua realização e as adaptações crônicas, aquelas que ocorrem durante o processo continuo de treinamento. Cada adaptação variando de acordo com o modelo de atividade proposta: treinamentos para flexibilidade, força, potência, aeróbicos.

Sendo assim, o exercício moderado parece melhorar os mecanismos de defesa do organismo, enquanto que o exercício mais intenso parece enfraquecê-los.

Desta forma, o treinamento profissionalizado e personalizado, acompanhado por profissional de educação física, apresenta reflexos positivos no fortalecimento do sistema imunológico.

De maneira fisiológica, as literaturas sobre o tema, traz evidencias de que o exercício físico moderado aumenta a função dos leucócitos, melhora os mecanismos de defesa antioxidante e a produção de anticorpos, diminuindo a suscetibilidade às doenças. As células do sistema imunológico parecem apresentar mecanismos adaptativos de tolerância que permitem a melhora da sua função em resposta ao exercício físico regular e de intensidade moderada. Contudo, por mais que possamos fazer estas afirmações, diversas outras variáveis também estão envolvidas quando falamos de sistema imunológico, como: stresse, qualidade de vida e dieta alimentar.

No caso de pandemias, é comum o profissional de Educação Física, sugerir o distanciamento social e manutenção da rotina de

treinamento diário de clientes, em casa, com intensidades leves à moderadas aliadas ao balanceamento alimentar.

Porém, a manutenção das atividades na academia, ajustadas aos protocolos de distanciamento social, a higienização correta do ambiente e das mãos, a redução da densidade por período, proporcionando uma área de aproximadamente 6m2 por aparelho, pode ser uma forte aliada no combate ao stress e os impactos emocionais causados pelos dias de quarentena, servindo inclusive como válvula de escape para quem está levando uma rotina de monotonia.

Neste sentido, a Associação da Academias de Barra do Garças-MT, vem se comprometendo com os termos e os protocolos adotados pelas autoridades de saúde local e pela Organização Mundial de Saúde, para justificar a manutenção destes serviços que poderá auxiliar na travessia desta fase, minimizando inclusive os impactos na economia, evitando falência de alguns empreendedores deste ramo.

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário