Visita de Bolsonaro na divisa de Estados mobiliza classe política de MT e GO
Francis Amorim
De Barra do Garças - Especial para Rdnews
Montagem de tendas e palco nesta terça para o evento “Juntos pelo Araguaia”, na praia Quarto Crescente, à margem goiana do rio Araguaia
A visita do presidente Jair Bolsonaro (PSL) a Barra do Garças e Aragarças (GO), nesta quarta (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, está mobilizando a classe política de Mato Grosso e Goiás. O fato já é considerado histórico pela dimensão do ato ambiental denominado “Juntos pelo Araguaia”, que vai reunir, além do presidente, os governadores (Mauro Mendes e Ronaldo Caiado), ministros, senadores, deputados, secretários, prefeitos e vereadores dos dois Estados. O governador do Tocantins, Mauro Carlesse (DEM), também estará no evento.
O cantor Chitãozinho, que faz dupla com o irmão Xororó, também estará presente como “embaixador do Araguaia”, mesmo respondendo a uma ação judicial por danos na bacia do rio e ser obrigado pela Justiça a desenvolver um plano de recuperação da área degrada.
Para recepcionar o presidente, governadores e comitiva, os governos de Mato Grosso e Goiás montaram uma estrutura gigantesca na praia Quarto Crescente, à margem goiana do Araguaia, onde será lançado o projeto de preservação do rio. Tendas foram erguidas nas areias para acomodar Bolsonaro e as demais autoridades, que chegam ao local do ato às 9h30 (horário de Goiás) sob a proteção de um forte esquema de segurança.
De acordo com o cronograma divulgado pela Presidência da República, Bolsonaro desembarca no aeroporto de Barra do Garças às 9h e de lá segue em carro para Aragarças, onde foi montada a estrutura. Inicialmente, foi cogitado o deslocamento de helicóptero, hipótese ainda não confirmada.
Desde às 10 horas da manhã de hoje (4), o Exército montou um corredor sob a vigília de soldados ao longo da BR-070 e nas avenidas Valdon Varjão e Ministro João Alberto para garantir a passagem das autoridades. Além do Exército, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Força Nacional, e Polícias Civil e Militar de MT e GO também estarão atuando no esquema de segurança.
Francis Amorim
Governador Ronaldo Caiado, que visitou local na tarde de hoje
Segundo alguns sites nacionais, Bolsonaro chegou a cogitar cancelar a agenda, devido à "análise de risco" do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), responsável pela segurança presidencial. O cancelamento foi anunciado pelo porta-voz Otávio Rêgo de Barros, que minutos depois voltou atrás e confirmou a viagem. Rêgo, no entanto, não disse quais seriam os riscos, já que são de caráter reservado.
Governador de Goiás
Nesta terça, Caiado surpreendeu o cerimonial do governo federal ao desembarcar em Aragarças e coordenar, pessoalmente, a montagem da estrutura que estava atrasada. Ao lado de assessores e populares, o democrata passou a tarde na praia Quarto Crescente acompanhando a montagem das tendas que ainda restavam e o palco exigido pela Presidência.
“É um grande evento em prol do nosso Rio Araguaia. Vim acompanhar a instalação da estrutura e ajudar nos preparativos para a recepção ao presidente Jair Bolsonaro que atendeu ao convite e estará aqui para apoiar esse projeto desenvolvido com Mato Grosso”, disse o governador, que gentilmente atendeu ao depois de já ter concedido coletiva à imprensa, após a sua chegada.
No evento desta terça, além da assinatura do programa de preservação do Araguaia, Bolsonaro receberá o título de Cidadão Mato-grossense, participará do plantio de uma árvore em alusão do Dia Mundial do Meio Ambiente e receberá uma série de homenagens.
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|