Com aumento significativo nas reclamações online, Procon MT registra 3.549 atendimentos
Data de Publicação: 24 de junho de 2020 13:18:00 Ranking mensal aponta mudanças na forma de registros de infrações em tempos de isolamentos social
Beatriz Passos | Assessoria/Procon-MT
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Atendimento na sede do Procon-MT durante a pandemia de coronavírus. - Foto por: Assessoria/Procon-MT |
Em maio o Procon-MT registrou 3.549 atendimentos. Os serviços foram processados pela plataforma online Consumidor.gov.br e por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). Em razão de alterações no funcionamento presencial devido a pandemia, os atendimentos online aumentaram, contabilizando 2.292 registros. Já os serviços presenciais, registrados no Sindec, contabilizaram 1.257 ações.
No Sindec, a categoria “Serviços Essenciais” apresenta maiores registros de reclamações com 715 casos. O assunto mais reclamado dentro dessa área é “Energia Elétrica”, que apresentou 387 registros, nos quais 332 são por “cobrança indevida/abusiva”, seguido de “Água/Esgoto, que teve 195 reclamações, e “Telefonia Celular”, com 93 registros.
Em segundo lugar está “Assuntos Financeiros” com 230 atendimentos, sendo: 65 registros para o assunto “Financeira”, 47 para "Cartão de crédito" e 46 para “Banco Comercial”.
Na terceira posição, a área “Serviços Privados” registrou 165 reclamações, com maiores registros para o assunto “Estabelecimento comercial (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc.)”, com 54 reclamações, seguido de “Escola (Pré, 1º, 2º Graus e Superior”, com 22 registros e “TV por assinatura”, com 17.
No quarto lugar está a categoria “Produtos”, que apresentou 101 registros, sendo 15 reclamações para “Telefone”, nove para “Combustível automotivo” e oito para “Eletrodoméstico importado”. Na quinta posição está “Saúde” com 29 reclamações: 17 para “Farmácia/Drogaria”, quatro para “Convênio de assistência médica/odontológica” e três para “Plano de saúde não regulamentado”. Ocupam os dois últimos lugares do ranking as áreas “Alimentos”, que teve 11 registros, e “Habitação”, com seis reclamações.
Na plataforma de registro de reclamações online Consumidor.gov.br , o Procon Estadual registrou 2.292 reclamações, em maio. A área ''Serviços Financeiros” é destaque, com 694 reclamações. Em segundo lugar estão ''Telecomunicações'', com 619 reclamações e em terceiro “Água, Energia e gás”, com 332.
Confira a tabela
ÁREA |
Nº DE RECLAMAÇÕES |
Serviços Financeiros |
694 |
Telecomunicações |
619 |
Água, energia e Gás |
332 |
Produtos de telefonia e informática |
193 |
Demais Produtos |
106 |
Transporte |
90 |
Turismo/Viagens |
79 |
Produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos |
77 |
Demais Serviços |
73 |
Saúde |
17 |
Educação |
05 |
Alimentos |
04 |
Habitação |
03 |
TOTAL |
2.292
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