Português (Brasil)

Deputada estadual mais votada, Janaina diz que vai tentar Governo ou o Senado

Deputada estadual mais votada, Janaina diz que vai tentar Governo ou o Senado

Data de Publicação: 3 de outubro de 2022 17:54:00 Em seu último mandato na Assembleia Legislativa, parlamentar vai entrar na disputa pela Mesa Diretora.

APARECIDO CARMO
DO REPÓRTER MT

Conexão Poder

 

Deputada foi a mais votada do Estado, com mais de 80 mil votos.

A deputada estadual Janaina Riva (MDB), reeleita para um terceiro mandato na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), garantiu que na próxima eleição deve disputar o Governo do Estado ou o Senado. Segundo a Justiça Eleitoral, a parlamentar foi reeleita com o apoio de 82.124 eleitores, o equivalente a 4,70% dos votos válidos.

“Acho que a Assembleia tem que ser cíclica, tem que passar por lá e crescer, não posso ser deputada eternamente, então, eu tomei essa decisão de que fosse a última. E agora dentro dos nossos grupos, a gente começa a construir, pensando nas candidaturas de 2024, 2026, mas o grupo agora está livre para construir as candidaturas de deputados estaduais e eu me despeço da Assembleia Legislativa com mais quatro anos agora de mandato”, disse.

Para a parlamentar, a votação expressiva que recebeu, maior que a dos candidatos à Câmara Federal pelo partido a credenciam por uma disputa aos cargos majoritários.

“Eu fiz agora uma votação de mais de 80 mil votos, eu não sei quanto encerrou aí, mas é mais do que os meus federais do partido. Eu gostaria de crescer ainda mais. Então eu gostaria de tentar um Senado, tentar um Governo, tentar alguma coisa assim, que é sofrido para mulher”, declarou aos jornalistas.

Antes disso, contudo, ela defende que é preciso que o seu grupo político trabalhe no segundo turno da reeleição presidencial. Janaina Riva apoiou Jair Bolsonaro (PL) desde o começo da disputa, em detrimento da candidata de seu próprio partido, Simone Tebet (MDB).

A deputada lamentou não ter conseguido ultrapassar o recorde de 94 mil votos alcançados pelo pai, José Riva, mas defendeu que a conquista permite que ela entre na disputa pela Mesa Diretora da ALMT. Para Janaina tem que haver renovação.

“Não pode ser sempre os dois mesmos [presidente], a gente tem que mudar isso, mudar essa história e escrever daqui para frente. Às vezes até usam o passado como exemplo, mas o passado ficou no passado. A gente tem que construir o futuro diferente porque a gente já sabe que aquela fórmula não deu certo”, disse.

Além de Janaína Riva, a bancada do MDB na ALMT a partir de 2023 contará com Thiago Silva, Dr. João e Juca do Guaraná Filho. Dos 24 deputados, 18 foram reeleitos.