Detran-MT reciclou mais de 2,1 mil veículos em unidades do interior
Data de Publicação: 6 de agosto de 2024 13:59:00 Estimativa é reciclar cerca de mil toneladas de materiais, aponta gerente de Leilão da autarquia
Assessoria | Detran
![]() |
Compactação de veículos inservíveis - Foto por: Detran-MT |
O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) realizou, em 2024, a descontaminação e reciclagem de 2.185 veículos que estão nos pátios de mais de 70 Circunscrições Regionais de Trânsito (CIRETRANs) e Agências Municipais no interior do Estado. A ação é um trabalho para manter a limpeza dos pátios do Detran em todo o Estado.
Segundo o gerente de Leilão do Detran-MT, Lupercio de Lima Soares, a estimativa é reciclar cerca de mil toneladas de materiais. “Foi realizada a separação, descontaminação, prensagem, pesagem e reciclagem das sucatas e veículos inservíveis”, contou.
Os veículos foram removidos, recolhidos ou apreendidos pelos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e não possuem mais condições de transitar pelas vias públicas. São carros e motocicletas que estão parados nos pátios das CIRETRANs e Agências Municipais e não foram reivindicados pelos proprietários no prazo de um ano.
Os donos dos veículos foram notificados através de edital publicado em Diário Oficial do Estado com antecedência pelo Detran-MT. Mas, muitas vezes, não providenciaram a regularização e a retirada do veículo antes do prazo de 12 meses.
O processo de descontaminação inicia com a retirada da bateria, óleo, combustível e pneus, dando à empresa responsável a destinação exigida para cada material. Só então é feita a compactação, pesagem e envio do material para reciclagem. Após o processo de reciclagem, o Detran-MT realiza a baixa definitiva do cadastro do veículo, para evitar novos débitos destes veículos nos anos seguintes.
Limpa pátio
O Detran-MT reciclou, nos últimos cinco anos, mais de 30 mil veículos que não estão mais disponíveis para uso. Além disso, realizou seis leilões de mais de 5 mil motocicletas, automóveis, caminhonetes e ciclomotores, o que limpou os pátios da autarquia em Cuiabá, no interior, das agências municipais e das delegacias da Polícia Judiciária Civil.
“A limpeza dos pátios é uma ação contínua prioritária na atual gestão para manter os pátios sempre organizados e também a destinação correta dos materiais poluentes, preservando a saúde pública e o meio ambientes”, ressaltou o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos.

Detran aplica mais de 60 mil provas teóricas e práticas para habilitação em MT
As provas fazem parte da etapa final do processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Saiba Mais +
Detran-MT realiza mais de 100 mil vistorias veiculares no Estado em dois meses
Laudos de vistoria são utilizados em várias modalidades de processos de veículos, como transferência de propriedade, troca de placa, entre outros Saiba Mais +
Detran realizou mais de 6 milhões de atendimentos em 2024
O serviço mais procurado foi a emissão do Certificado de Registro de Licenciamento Veicular (CRLVe) Saiba Mais +
Mais de 280 mil condutores mato-grossenses renovaram a CNH de forma online nos últimos cinco anos
O serviço pode ser feito pelo site do Detran-MT (www.detran.mt.gov.br) ou pelo aplicativo MT Cidadão Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|