Governo do Estado convocou mais de 90% dos beneficiários do Programa SER Família CNH Social em 2024
Data de Publicação: 7 de janeiro de 2025 10:43:00 Investimento do Estado é de R$ 5 milhões no programa, que já convocou 9.179 candidatos do total de 10 mil cidadãos selecionados
Lidiana Cuiabano | Detran-MT
![]() |
Kamila Nascimento/Detran-MT |
O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), já convocou 92% dos candidatos beneficiados pelo Programa “SER Família CNH Social” para iniciarem o processo de primeira habilitação.
O programa teve início em maio de 2024. Até o mês de dezembro, foram convocados 9.179 candidatos do total de 10 mil cidadãos selecionados, em 105 municípios contemplados. Somente em Cuiabá, 1.850 candidatos foram convocados para iniciar o processo para a primeira habilitação.
O Governo já investiu R$ 5 milhões nas atividades do programa, relativos aos pagamentos dos serviços de exames de saúde, formação teórica e prática dos beneficiários em processo de habilitação.
Até dezembro de 2024, foram finalizados 5.547 cursos teóricos, 2.191 cursos práticos e 2.659 provas práticas. Dos 9.179 candidatos do programa, 1.698 já concluíram o processo de primeira habilitação e já estão com a CNH em mãos, sendo 505 para categoria A de moto, e 1.193 para categoria B de carro.
A diarista Dalva Vera da Cruz Carmo, de 29 anos, foi uma das convocadas e já está cumprindo as etapas para emissão da CNH em Cuiabá.
“Fiquei sabendo do programa pela rede social da Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Mato Grosso e fui atrás para me cadastrar. Fui convocada na segunda chamada do cadastro de reserva e já iniciei o processo para emissão da CNH para categoria A (moto). Já fiz o curso teórico e agora farei a prova teórica no Detran. Conseguir a CNH vai ser bom para eu buscar uma nova oportunidade de emprego”, contou.
A estudante Talita Gonçalves Soares, de 25 anos, também de Cuiabá, é outra beneficiária do programa e já está com a habilitação em mãos. “Foi uma ótima experiência. Fiz todas as etapas exigidas pelo Detran e agora já estou com a minha CNH em mãos para buscar uma oportunidade no mercado de trabalho”, relatou.
O Programa “SER Família CNH Social” foi idealizado pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, com objetivo de fornecer a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma gratuita para pessoas de baixa renda em Mato Grosso.
“O programa é um divisor de águas para as pessoas que precisam do documento e não tem condições de fazer. Com a CNH, o cidadão tem condições de conquistar uma oportunidade no mercado de trabalho, ter sua autonomia logística, é um direito. Gratidão ao governo do Estado que entendeu a importância desse programa”, declarou Virginia Mendes.
"O programa 'SER Família CNH Social' é uma chance que o Governo do Estado oferece para gerar novas oportunidades na vida das pessoas. Mato Grosso é um exemplo de Brasil que dá certo", concluiu o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos.

Detran aplica mais de 60 mil provas teóricas e práticas para habilitação em MT
As provas fazem parte da etapa final do processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Saiba Mais +
Detran-MT realiza mais de 100 mil vistorias veiculares no Estado em dois meses
Laudos de vistoria são utilizados em várias modalidades de processos de veículos, como transferência de propriedade, troca de placa, entre outros Saiba Mais +
Detran realizou mais de 6 milhões de atendimentos em 2024
O serviço mais procurado foi a emissão do Certificado de Registro de Licenciamento Veicular (CRLVe) Saiba Mais +
Mais de 280 mil condutores mato-grossenses renovaram a CNH de forma online nos últimos cinco anos
O serviço pode ser feito pelo site do Detran-MT (www.detran.mt.gov.br) ou pelo aplicativo MT Cidadão Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|