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Secel publica edital para gestão compartilhada do Museu de Arte de Mato Grosso

Secel publica edital para gestão compartilhada do Museu de Arte de Mato Grosso

Data de Publicação: 17 de janeiro de 2025 09:46:00 Edital tem investimento de cerca de R$ 10 milhões, sendo R$ 3 milhões de origem da Política Nacional Aldir Blanc

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Tuani Nunes | Secel-MT

Geovanna Torquato/RDNews

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) publicou o edital Museu de Arte de Mato Grosso – Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) Ciclo I esta semana. Com investimento de cerca de R$ 10 milhões, o edital visa selecionar uma organização da sociedade civil (OSC) para gestão compartilhada do Museu de Arte de Mato Grosso, sendo R$ 3 milhões de origem da PNAB. 

“O Museu de Arte é considerado como o maior e mais qualificado acervo de arte de Mato Grosso, composto por obras de artistas locais, nacionais e internacionais. Ao inserirmos um bem tombado na rota cultural do Estado, estamos garantindo sua conservação e preservação, além de possibilitar o acesso irrestrito à cultura do Estado para população”, ressalta o superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico e Museológico, Robinson de Carvalho Araujo. 

O equipamento cultural, que se encontrava sem sede desde 2017, se localizará no Grupo Escolar Senador Azeredo, conhecido popularmente como Casa do Artesão. O imóvel foi tombado pelo Fundação Cultural de Mato Grosso em 1983, passando a fazer parte do Patrimônio Histórico do Estado. 

No acervo do Museu se encontram obras tanto de artistas internacionais, como nacionais e regionais. Entre eles, pinturas de Maciej Babinski, Adir Sodré, Clóvis Graciano, Tarsila do Amaral, Gervane de Paula e outros. 

Podem participar da seleção somente Organização da Sociedade Civil (OSC) que possuam no mínimo dois anos de existência, a contar da data de inscrição do edital, possuam experiência previa na realização das atividades e apresentam condições materiais e técnicas para a execução, além de outros requisitos estabelecidos no edital.   

O termo de colaboração terá prazo de cinco anos, com a possibilidade de prorrogação. As inscrições estão abertas e serão encerradas no dia 14 de fevereiro. Para mais informações, clique aqui.

Sobre o PNAB 

Instituída pela Lei nº 14.399/2022, a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) tem caráter permanente e descentralizado. Contando a partir de 2023, durante cinco anos, a União destinará recursos para fomento à cultura aos entes federativos. 

Para elaborar o plano de ação e respectivos editais da PNAB, a Secel contou com a participação social por meio de consultas públicas. Os recursos serão repassados àqueles que forem selecionados nos editais. 

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