Mais de 100 prefeitos participam do 1º Fórum de Prefeitos pela Educação em Cuiabá
Data de Publicação: 25 de março de 2025 17:22:00 Promovido pela Seduc, evento prossegue nesta quarta-feira (26.3) com debates sobre o fortalecimento das políticas educacionais
Claryssa Amorim | Seduc-MT
![]() |
Cristiano Antonucci | Secom-MT |
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), abriu, na manhã desta terça-feira (25.3), no Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá, o 1º Fórum dos Prefeitos pela Educação. Até esta quarta-feira (26.3), mais de 100 gestores municipais e seus secretários de Educação vão debater estratégias para o fortalecimento das políticas educacionais e o regime de colaboração entre a Seduc e as prefeituras de Mato Grosso.
O vice-governador, Otaviano Pivetta recebeu os prefeitos destacando a importância da qualidade do trabalho de cada um para o avanço na educação em todo o Estado. Segundo ele, a rede pública já está quase 100% e os resultados do IDEB mostram que Mato Grosso está no caminho certo. “Então, o nosso trabalho é sempre achar estratégias para melhorar a educação pública”.
Na cerimônia de abertura foram assinados três editais: Programa Mais MT Muxirum, Fundo Estadual de Apoio e Melhoria das condições de oferta da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (FMTE) e o Prêmio Prefeito (a) Alfabetizador, que premiará anualmente os gestores que alcançarem as melhores notas na educação. Os critérios e a premiação, ainda estão sendo definidos.
O secretário de educação, Alan Porto, disse que está esperançoso para alcançar a 1ª posição com a melhor educação do país. “Acredito que vamos chegar lá. Pois, os estudantes estão tendo uma educação de qualidade, uma boa alimentação escolar e infraestrutura adequada. É muito importante a participação de vocês nesse encontro, para continuarmos avançando”, destacou.
O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, também esteve presente e comemorou a aproximação da educação da Capital com rede estadual. “Enquanto município, estamos planejando, educando, e preparando as crianças que irão para o ensino médio nas educações estaduais. Educar na idade certa é fundamental para que a criança avance com segurança até chegar a universidade”, completou.
O presidente da Associação Bem-Comum e ex-prefeito de Sobral (CE), Veveu Arruda foi um dos palestrantes e falou sobre o Prêmio Prefeito (a) Alfabetizador e os programas Educar Pra Valer e Alfabetização em Regime de Colaboração. Temas como ‘O impacto do IDEB na arrecadação municipal’ e ‘O que é uma criança alfabetizada?’, também, entraram na agenda de debates.
O prefeito de Primavera do Leste e presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin disse que a criação da Secretaria-Adjunta de Regime de Colaboração (SARC) pela Seduc veio reforçar a aproximação entre a secretaria e os prefeitos. “Então, acredito que vamos ter muito sucesso”, pontuou.
Também participaram da abertura do fórum, o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia e os deputados estaduais, Nininho e Dr. João.

Governo antecipa 13º de aposentados do INSS para abril e maio
Decreto foi assinado pelo presidente Lula Saiba Mais +
Governo de MT entrega contas ao TCE e destaca aplicação de 18% em investimentos
Governador Mauro Mendes destacou que aplicações de recursos públicos tem levado a avanços importantes na saúde, educação, infraestrutura e outras área Saiba Mais +
Angelina Jolie visita aldeia indígena no Xingu e é recebida por cacique Raoni
Atriz norte-americana desembarcou no Mato Grosso para encontro com o cacique e lideranças indígenas no Parque Nacional do Xingu Saiba Mais +
MT Hemocentro divulga calendário de ações de coleta de sangue para mês de abril
Unidade destaca a necessidade de doações de sangue do tipo O-, que está em estado de atenção Saiba Mais +
Japão prevê megaterremoto que pode causar prejuízo trilionário e matar 300 mil pessoas
Caso o terremoto ocorra à noite, no período do inverno, cerca de 298 mil pessoas podem morrer por tsunamis e desabamentos Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|