Agricultores familiares receberam do Governo de MT mais de 47,7 mil toneladas de calcário para tornar solo mais produtivo
Data de Publicação: 1 de maio de 2024 11:28:00 Entregas beneficiaram produtores de 59 municípios do Estado em 2023; calcário corrige o solo e melhora a produtividade
Pollyana Araújo | Secom-MT
![]() |
Uso de calcário é uma técnica indispensável para garantir a produtividade - Foto por: Rayan Nicacio/ Prefeitura de Lucas do Rio Verde |
A Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (Seaf) distribuiu 47,7 mil toneladas de calcário para os municípios mato-grossenses em 2023, visando fortalecer a agricultura familiar e melhorar a produção agrícola das regiões. Ao todo, nesse período, 59 municípios receberam o calcário para a correção do solo, deixando-o mais fértil e produtivo.
O investimento do Governo do Estado foi de R$ 7,2 milhões.
O trabalho já tem dado resultado e atendido às necessidades dos produtores, conforme o secretário de Agronegócio de Juara, Raphael Semensato.
"Essa colaboração resultou na otimização das condições do solo, impulsionando a produção de leite, frutas e hortaliças e apoiando mais de 120 produtores locais desde outubro de 2023", destacou o secretário, sobre o recebimento de 1,4 mil toneladas de calcário da Seaf.
O secretário de Agricultura Familiar de Mato Grosso, Luluca Ribeiro, ressaltou que a iniciativa demonstra o compromisso do Governo com o desenvolvimento rural.
“A distribuição do calcário é fundamental para enriquecer o solo, aumentando a produtividade e melhorando a qualidade de vida dos nossos agricultores familiares, mas também garantindo a segurança alimentar e a diversidade da produção agrícola em nosso Estado”, declarou.
O engenheiro agrônomo da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Fabrício Tomaz, pontuou que o uso de calcário é uma técnica indispensável para atingir produtividade satisfatória. A prática da calagem diminui a acidez natural dos solos, fornece cálcio e magnésio e melhora a disponibilidade de vários outros nutrientes, que são vitais para o desenvolvimento das plantas.
“A calagem faz com que as plantas desenvolvam mais raízes, melhorando bastante a eficiência da absorção de água e nutrientes. Portanto, um solo bem corrigido potencializa a produtividade das culturas agrícolas e reduz os impactos negativos dos períodos de seca, deixando as plantas mais tolerantes”, explicou.

Restaurante Prato Popular celebra o Mês da Mulher com almoço especial e kits de cuidados
Além da refeição especial, a ação idealizada pela primeira-dama Virginia Mendes, as mulheres receberam kits com produtos de cuidados pessoais Saiba Mais +
Seduc divulga lista final de estudantes que participarão de intercâmbio na Inglaterra
Cem estudantes farão o curso de imersão em país de língua inglesa, por três semanas, e com todas as despesas pagas pelo Estado Saiba Mais +
Produtores de algodão de MT têm até sábado (15) para fazer cadastro das propriedades
Cadastro pode ser pode ser via internet, pelo Sistema de Defesa Sanitária Vegetal, ou em uma unidade do Indea Saiba Mais +
Secel publica relação de pendências documentais para técnicos inscritos em edital do projeto OlimpusMT
Os documentos solicitados devem ser encaminhados ao e-mail projetoolimpus@secel.mt.gov.br, até a próxima segunda-feira (17.3) Saiba Mais +
Desenvolve MT impulsiona o empreendedorismo feminino com a liberação de mais de R$ 35 milhões
53,6% do crédito liberado em 2024 foi para empresas com mulheres à frente de seus negócios Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|