Escolas Técnicas Estaduais retomam aulas nesta segunda-feira (03) em 17 municípios
Data de Publicação: 3 de fevereiro de 2025 10:58:00 Este é o primeiro ano que as 17 ETECs administradas pela Seciteci estarão em pleno funcionamento
Gabriel Vieira | Seciteci
![]() |
ETEC de Campo Verde é uma das unidades da Seciteci - Foto por: Mayke Toscano - Secom-MT |
As 17 Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) de Mato Grosso iniciam o ano letivo nesta segunda-feira (03.2). Será a primeira vez que a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) tem todas as unidades de ensino em pleno funcionamento.
As ETECs poderão receber cerca de seis mil alunos ao longo de 2025. Serão ofertados cursos técnicos na modalidade concomitante intercomplementar com o Ensino Médio para jovens que estejam matriculados no Ensino Médio em escolas parceiras da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), ou seja, ao mesmo tempo em que estudam o Ensino Médio, os alunos também realizam um curso técnico.
Também são realizados cursos técnicos na modalidade concomitante para jovens de 17 anos ou mais, que estejam cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio em qualquer instituição de ensino. Haverá, ainda, cursos técnicos na modalidade subsequente para jovens e adultos que já tenham concluído o Ensino Médio, mas que desejam obter uma certificação técnica.
"Estamos ofertando cursos técnicos e profissionalizantes de qualidade para nossa população e atendendo a demanda de acordo com a vocação regional e o mercado de trabalho, conforme orienta o governo de Mato Grosso”, afirma o secretário da Seciteci, Allan Kardec.
O secretário adjunto de Educação Profissional e Superior da Seciteci, Dimorvan Brescancim, também ressalta a importância dos cursos técnicos para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos.
"O curso técnico transforma a vida das pessoas. O estudante e o trabalhador que já concluíram o Ensino Médio conseguem dar um salto no mercado de trabalho depois que obtêm o diploma. Além do mais, pesquisas demonstram que o desempenho universitário dos alunos que passaram pelo técnico é ainda melhor".
As ETECs estão localizadas nos municípios de Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Campo Verde, Cuiabá, Diamantino, Juara, Lucas do Rio Verde, Matupá, Poxoréu, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra. Várzea Grande e Sorriso iniciam as aulas pela primeira vez em 2025.
Por meio das escolas técnicas, também são oferecidos cursos livres e de formação inicial em cidades sem sede cujos planos pedagógicos são baseados no Guia Nacional de Cursos-FIC e na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).
*Com supervisão de Téo Menezes

Mato Grosso recebe certificação de zona livre de aftosa sem vacinação em cerimônia em Paris
Reconhecimento internacional coroa décadas de parceria do Poder Público com setor produtivo para enfrentar a doença e obter certificações Saiba Mais +
MT Hemocentro promove conscientização sobre doação de medula óssea
Encontros da Hemorrede Pública, Hematológico e Hemoterápico reúne profissionais da saúde, especialistas e acadêmicos no Conselho Regional de Medicina, Saiba Mais +
Secel seleciona organização para gestão compartilhada do Museu de História Natural
Com investimento de R$ 5 milhões, entidades têm até 23 de junho para se inscrever Saiba Mais +
Pesquisa estuda efeito protetor do óleo da castanha do Baru como suplemento no combate à doença de Alzheimer
O fruto do baruzeiro considerado um alimento funcional e tem ganhado destaque na gastronomia, nutrição e na indústria cosmética Saiba Mais +
Lacen promove webinar sobre vigilância laboratorial para vírus respiratórios
No segundo episódio da série Conexão LAB o tema será, o fluxo laboratorial, desde a coleta e envio adequado das amostras até a liberação dos resultado Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|