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Por cobrar tarifa por estimativa, Ager multa a Energisa de MT em mais de R$ 2,2 milhões

Por cobrar tarifa por estimativa, Ager multa a Energisa de MT em mais de R$ 2,2 milhões

Data de Publicação: 18 de maio de 2020 10:33:00 R$ 2.255.848,89 (Dois milhões, duzentos e cinquenta e cinco mil, oitocentos e quarenta e oito reais e oitenta e nove centavos), é o valor do Auto de Infração nº 0002/2019-AGER/MT-SFE

PEDRO RIBEIRO/DA EDITORIA / pagina12.com.br

Foto: Arquivo

R$ 2.255.848,89 (Dois milhões, duzentos e cinquenta e cinco mil, oitocentos e quarenta e oito reais e oitenta e nove centavos).

Esse é o valor do Auto de Infração nº 0002/2019-AGER/MT-SFE que a Agência Estadual de Regulação de Mato Grosso(Ager) aplicou contra  concessionária de energia elétrica, Energisa.

A multa refere-se ao sistema deficitário praticado pela empresa em desfavor dos consumidores do estado. A multa foi feita por ficais da Ager e foram observadas irregularidades em aspectos comerciais da empresa.

Um dos ‘gargalhos’ da empresa – segundo a Ager – refere-se ao faturamento por estimativa de consumo sem amparo nas regras do setor elétrico.

A empresa que está sediada em Minas Gerais e assumiu em 2014 o controle da Cemat diante da crise que levou o grupo Rede, proprietária da empresa, a se submeter a um processo de recuperação judicial.

Segundo a Ager, os problemas causados pela empresa afetam vários setores da economia do estado.

Ações individuais já foram protocoladas na justiça e em julgamentos de mérito, vários magistrados já determinaram a melhora dos serviços.

Um dos serviços deficitário, segundo denuncias de consumidores para a Ager, os atendimentos virtuais – via telefone -, da empresa não funciona, pois os consumidores não conseguem ter nenhuma solução pelos problemas.

Quem liga para a Energisa, tem uma enorme dor de cabeça e não consegue ser atendido.

De acordo com o Procon de Mato Grosso, das 3.737 reclamações feitas até março deste ano, 83% foi em desfavor da Energisa. E o principal motivo é a cobrança indevida ou abusiva.

Além disso, segundo a Ager, a concessionária de energia é a número 1º em denuncias e/ou reclamações.

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