Prefeito Roberto Farias anuncia medidas estratégicas de combate ao coronavírus
Data de Publicação: 7 de abril de 2020 09:13:00 UPA será transferida para o antigo MedBarra e estrutura atual será transformada em Central de Atendimentos de Casos do Coronavírus
Secom-BG
![]() |
O prefeito Roberto Farias anunciou nessa segunda-feira (6), medidas estratégicas que vão auxiliar o município e a região no combate aos possíveis casos de coronavírus. A principal delas é a transferência da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para as instalações do antigo hospital MedBarra, localizada na rua Independência, no setor central do município.
Ao se reunir com a secretária de Saúde Clênia Monteiro, vice-prefeito Weliton Marcos, vereadores Dr. Joãozinho, Murilo Valoes e Dr. Neto, secretária de Assistência Social Ida Madalena e secretário de Planejamento Urbano e Obras Agvailton Alves Júnior, o prefeito apresentou o diretor-presidente da OSS Instituto Social Saúde e Resgate à Vida, médico Ricardo Sanches, e divulgou o que está sendo feito na saúde pública para conter a proliferação da Covid-19 em Barra do Garças.
Roberto Farias informou que além da transferência da UPA para o antigo MedBarra, a atual estrutura da unidade, nas imediações do Café Viola, será a Central de Atendimentos aos Casos de Coronavírus. No local será montado todo um aparato para o acolhimento, isolamento e tratamento de casos confirmados da doença.
“A população não será prejudicada. Pelo contrário. O MedBarra será destinado para os casos com menos gravidade, e a UPA atenderá os casos diagnosticados com o coronavírus. Ainda não há registros de pessoas infectadas em Barra do Garças, mas já estamos tomando as providências para que a pessoa seja tratada adequadamente”, disse o prefeito.
A opção pela UPA para a Central, segundo a secretária de Saúde, Clênia Monteiro, leva-se em consideração a estrutura já existente. “A UPA está preparada para funcionar como um hospital e lá iremos atender somente os casos confirmados, evitando que essas pessoas tenham contato com o resto da população. Além de ser o local adequado para o tratamento, é uma forma de prevenção, porque essa doença vai chegar. Não somos uma ilha”, disse a secretária.
Para o diretor-presidente da OSS, Ricardo Sanches, a UPA possui todos os equipamentos necessários para a sua transformação em Central de Atendimentos de Casos de Coronavírus e ainda será ampliada com a criação de mais leitos para os eventuais casos registrados da Covid-19. “Essas medidas preparam Barra do Garças para o combate do coronavírus. Teremos uma equipe médica, enfermeiros e apoio para os atendimentos”, ressalta.
Com as estratégias anunciadas pelo prefeito e a equipe de saúde, o Hospital Milton Morbeck será utilizado apenas nos casos extremos, que exijam atendimentos emergenciais e internações na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Com essas medidas nosso objetivo é salvar vidas. Essa é a preocupação no momento. Não temos espaço para outras coisas, senão combater um inimigo invisível que já matou milhares de pessoas em todo o mundo”, reforçou o prefeito.
Novos equipamentos
O prefeito Roberto Farias anunciou ainda a reforma geral do antigo MedBarra (já iniciada) para a entrada em funcionamento nos próximos dias, aquisição de mobiliário, equipamentos de primeiros socorros, quatro novos respiradores, ampliando para oito o número de equipamentos que poderão atender até 16 pessoas, e aguarda do Governo do Estado mais 30 respiradores para serem disponibilizados à população.

Lula decreta luto oficial de sete dias pela morte do Papa Francisco
Presidente destacou a atuação do Papa em favor dos pobres e refugiados Saiba Mais +
“Foi muito mais do que a gente esperava”, diz participante sobre Auto da Paixão de Cristo promovido pelo Governo de MT
Participantes destacam superação, emoção e gratidão por vivenciarem espetáculo pela primeira vez Saiba Mais +
Carne bovina responde por 90% do faturamento das exportações de Mato Grosso no 1º trimestre
Com maior rebanho do país e certificação internacional à vista, Estado foi responsável por 20,5% de toda a carne bovina vendida pelo Brasil ao exterio Saiba Mais +
Primeira-dama de MT destaca investimento de R$ 62 milhões no programa SER Família Indígena
Virginia Mendes mobiliza ações e investimentos por meio do programa SER Família Indígena Saiba Mais +
Sesp intensifica fiscalização de motocicletas na região metropolitana de Cuiabá
Veículos estão envolvidos em 60% das mortes no trânsito; ações buscam reduzir esses índices Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|