Português (Brasil)

Professor do Univar tem artigo sobre doença de Chagas publicado em revista internacional

Professor do Univar tem artigo sobre doença de Chagas publicado em revista internacional

Data de Publicação: 20 de dezembro de 2019 13:59:00

Bruno Lucchetti desenvolveu uma pesquisa sobre a síndrome metabólica que agrava disfunção cardiovascular durante infecção por Trypanosoma Cruzi, parasita causador da doença de Chagas. A pesquisa em camundongos mereceu destaque na revista Scientific Reports

Assessoria

Pesquisa é o ato de investigar. Toda boa pesquisa é constituída de uma ideia que foi sendo desenvolvida ao longo do tempo e muitas vezes refutada. Produzir ciência é também uma forma de pesquisar os fenômenos e acontecimentos. São através de pesquisas científicas que são desenvolvidas tecnologias, medicamentos e problemas sociais.

O Centro Universitário do Vale do Araguaia (UNIVAR) ao longo dos anos tem desenvolvido várias pesquisas no âmbito do ensino e da extensão. Para além dessa questão os docentes do UNIVAR desenvolvem experimentos e estão sempre em busca de aprimoramento. Um exemplo disso é o professor Bruno Lucchetti que embora tenha dedicação exclusiva enquanto docente da Instituição tem desenvolvido pesquisas externas e aumentado sua capacidade técnica para contribuir com o UNIVAR.

Lucchetti recentemente teve sua tese de doutorado publicada na revista internacional Scientific Reports reconhecida por publicizar artigos relevantes no mundo. O título  do trabalho é “Metabolic syndrome agravates cardiovascular, oxidative and inflammatory dysfunction during the acute phase of Trypanosoma cruzi infection in mice”.

Segundo o docente pesquisador, o trypanosoma cruzi é um parasita causador da doença de chagas, e o objetivo da investigação era descobrir se a obesidade e a síndrome metabólica  poderia interferir no curso da fase aguda da infecção do parasita.

Protozoário responsável pela doença de chagas

No experimento foram utilizados camundongos induzidos as condições pré-estabelecidas comprovando que todos os parâmetros foram afetados, cardiovasculares, metabólicos e inflamatórios. Ou seja, houve uma piora considerável nos animais infectados com trypanosoma cruzi em estado agudo da infecção levando eles à morte mais rapidamente.

A publicação é resultado da qualificação do doutorado e de uma investigação conjunta  desempenhada com outros pesquisadores.  Bruno compõe o quadro de professores do curso de fisioterapia do Centro Universitário do Vale do Araguaia.

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário