Português (Brasil)

Setasc realiza mutirão para emissão da Carteira de Identificação do Celíaco em Cuiabá

Setasc realiza mutirão para emissão da Carteira de Identificação do Celíaco em Cuiabá

Data de Publicação: 15 de setembro de 2025 09:22:00 A carteira assegura atendimento prioritário em atendimentos e acessos à serviços em áreas como saúde, educação e assistência social

Compartilhe este conteúdo:

Layse Ávila e Wilerson Macedo* | Setasc-MT

A doença celíaca é causada pela intolerância permanente ao glúten, elemento proteico presente no trigo, centeio, cevada e aveia. -

Foto por: Junior Silgueiro

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) inicia, nesta segunda-feira (15.9), o Mutirão de Emissão da Carteira de Identificação do Celíaco, no Ganha Tempo do CPA I. O atendimento segue até quarta-feira (17), das 8h às 17h.

Para  a emissão da Carteira de Identificação do Celíaco, a pessoa deve levar o documento de identificação com foto, o Registro Geral (RG), laudo médico que ateste a doença celíaca, além de uma foto do celíaco.

O objetivo da carteira é facilitar o dia-dia do celíaco, tornando-o simples e acessível a garantia de atendimento e acesso à serviços públicos e privados, especialmente nas áreas da saúde, educação e assistência social.

O secretário da Assistência Social e Cidadania do Estado, Klebson Gomes, destaca que o documento vai auxiliar no reconhecimento da condição e na garantia de direitos às pessoas com doença celíaca em Mato Grosso.

“A emissão da Carteira de Identificação do Celíaco é mais um passo importante da Setasc para garantir inclusão, respeito e dignidade. Assim como já fazemos com a Carteira de Identificação do Autista, esse documento vai facilitar o reconhecimento da condição e assegurar que as pessoas com doença celíaca tenham seus direitos respeitados no dia a dia, especialmente no acesso à alimentação adequada. O mutirão aproxima o serviço da população e reforça o compromisso do Governo do Estado com políticas públicas voltadas à saúde, cidadania e bem-estar social”, afirma. 

A doença celíaca é causada pela intolerância permanente ao glúten, elemento proteico presente no trigo, centeio, cevada e aveia. A doença se expressa por inflamação das células intestinais em indivíduos geneticamente predispostos.

Para facilitar a identificação da Pessoa Celíaca, a Setasc emite a Carteira de Identificação do Celíaco, que serve como documento de comprovação da condição. A carteira facilita na garantia de atendimento preferencial em estabelecimentos públicos e privados, além de assegurar refeições especiais em hospitais durante internações.

Com supervisão de Layse Ávila*

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário