Secretário alerta para falta de leitos da Covid-19 na rede estadual de saúde
Data de Publicação: 9 de junho de 2020 17:18:00 “Em menos de 15 dias, dobramos o número de casos e em poucas semanas estamos exaurindo a capacidade de leitos. As autoridades municipais precisam adotar medidas mais restritivas”, afirma o gestor
Carlos Celestino e Ana Lazarini | Secom/SES-MT
![]() |
live Secretário de saúde Gilberto Figueiredo - Foto por: Christiano Antonucci |
O acelerado crescimento no número de casos da Covid-19 em Mato Grosso fez a taxa de ocupação dos Hospitais Estaduais crescer abruptamente nos últimos dias. O Boletim Informativo de segunda-feira (08.06) registrou 4.243 pessoas infectadas e 126 óbitos em decorrência da doença.
Diante dos dados negativos, o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, alertou em entrevista coletiva virtual nesta terça-feira (09) que podem faltar leitos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para pacientes com quadro grave da doença. “Em média, crescemos 5% ao dia, em poucas semanas estamos quase exaurindo os leitos de UTI. Não haverá leitos suficientes de UTI para atender a todos”, disse o secretário.
O rápido crescimento no número de casos também está relacionado ao comportamento da sociedade e ao retorno de parte das atividades econômicas no Estado, o que permitiu a reabertura de estabelecimentos de diversos seguimentos. Com isso, subiu o número de pessoas que circulam no comércio e demais espaços públicos e consequentemente aumentou o contato físico entre as pessoas.
"Pode acontecer de hoje mesmo não termos nenhum leito mais à disposição no Hospital Metropolitano ou nos de Cuiabá, porque não para de chegar gente infectada. E mesmo assim, tem gente fazendo festa, andando na rua, visitando amigos. Estamos em uma situação muito ruim. Se você quer correr o risco, você será um paciente que não vai ter respirador a seu favor. Daqui a pouco, só teremos leitos de enfermaria e com pacientes morrendo sem respiradores. Não temos UTI e nem respiradores para todo mundo", ponderou o secretário.
Outra situação destacada pelo gestor foi a falta de empenho de gestores municipais que não realizaram a preparação das suas unidades de saúde para contribuir com os esforços que o Governo.
"Os grandes municípios de Mato Grosso não criaram leitos de UTI e aí não tem solução máxima neste campo. E eu vou deixando claro que o Governo já publicou portaria para contratar leitos de UTI em hospitais particulares e filantrópicos. Estamos buscando alternativas, a questão é que vários hospitais não têm estrutura física e nem profissional habilitado para trabalhar nisso. Fazer a nossa parte, nós estamos fazendo. Faça você também a sua. Fique em casa, não facilite", concluiu Gilberto Figueiredo.

Mato Grosso recebe certificação de zona livre de aftosa sem vacinação em cerimônia em Paris
Reconhecimento internacional coroa décadas de parceria do Poder Público com setor produtivo para enfrentar a doença e obter certificações Saiba Mais +
MT Hemocentro promove conscientização sobre doação de medula óssea
Encontros da Hemorrede Pública, Hematológico e Hemoterápico reúne profissionais da saúde, especialistas e acadêmicos no Conselho Regional de Medicina, Saiba Mais +
Secel seleciona organização para gestão compartilhada do Museu de História Natural
Com investimento de R$ 5 milhões, entidades têm até 23 de junho para se inscrever Saiba Mais +
Pesquisa estuda efeito protetor do óleo da castanha do Baru como suplemento no combate à doença de Alzheimer
O fruto do baruzeiro considerado um alimento funcional e tem ganhado destaque na gastronomia, nutrição e na indústria cosmética Saiba Mais +
Lacen promove webinar sobre vigilância laboratorial para vírus respiratórios
No segundo episódio da série Conexão LAB o tema será, o fluxo laboratorial, desde a coleta e envio adequado das amostras até a liberação dos resultado Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|