Aulas de robótica desenvolvem habilidades socioemocionais nas escolas estaduais
Data de Publicação: 4 de março de 2024 10:48:00 Escola Estadual Padre Firmo Pinto Duarte, em Cuiabá, inseriu a robótica educacional na programação da Semana de Saúde Mental
Rui Matos | Seduc-MT
![]() |
Mayara Gonsales: "Nas aulas com robótica os estudantes são estimulados ao trabalho em equipe" - Foto por: Assessoria/Seduc-MT |
As aulas de robótica educacional nas escolas da rede estadual de ensino de Mato Grosso contribuem com o desenvolvimento de habilidades comportamentais, além de aplicarem conceitos tecnológicos e lógica de programação. Inclusive, na Escola Estadual Padre Firmo Pinto Duarte, em Cuiabá, a robótica educacional foi inserida na programação da Semana de Saúde Mental, realizada neste mês de março.
Professor de robótica na escola, Maikon Brian Gomes afirmou que os estudantes são incentivados a colaborar, resolver problemas em equipe, comunicar ideias e, muitas vezes, a exercitar a paciência. “Estas atividades conjuntas, na busca de soluções para os desafios propostos nos cadernos de atividades, estimulam o relacionamento interpessoal e a autoconfiança, pois os estudantes percebem que podem e são capazes de realizar os projetos”, disse.
Na unidade, as aulas com uso da robótica promovem a interação e contribuem com a redução do estresse no ambiente escolar.
"Quando começamos a trabalhar a temática Saúde Mental nas aulas de robótica, tivemos a certeza de que estávamos no caminho certo”, comentou a orientadora pedagógica Mayara Gonsales.
Ela comentou que nessas aulas os estudantes são estimulados ao trabalho em equipe, favorecendo habilidades organizacionais, socioemocionais, cognitivas, comportamentais e de comunicação. “Isso os instigam a buscar soluções e, na prática, aplicarem o conhecimento, desenvolvendo o raciocínio logico e o pensamento crítico".
Na rede estadual de ensino, o Governo de Mato Grosso já investiu cerca de R$ 60 milhões em robótica educacional e a meta é dobrar o número de escolas atendidas em 2024, passando de 102 para 204 unidades.
Na opinião do secretário de Estado de Educação, Alan Porto, esse investimento estabeleceu uma nova dinâmica nas disciplinas voltadas à tecnologia. “Quando implantamos a robótica educacional numa escola, tornamos as aulas de matemática e física mais interessantes. Como as atividades são muito divertidas, também proporcionamos maior interação entre professores e estudantes”, concluiu.
A robótica educacional faz parte da política Tecnologia no Ambiente Escolar, uma das 30 políticas que compõem o Plano EducAção 10 Anos, que objetiva colocar a rede estadual de ensino entre as cinco redes públicas mais bem avaliadas no país até 2032.

Restaurante Prato Popular celebra o Mês da Mulher com almoço especial e kits de cuidados
Além da refeição especial, a ação idealizada pela primeira-dama Virginia Mendes, as mulheres receberam kits com produtos de cuidados pessoais Saiba Mais +
Seduc divulga lista final de estudantes que participarão de intercâmbio na Inglaterra
Cem estudantes farão o curso de imersão em país de língua inglesa, por três semanas, e com todas as despesas pagas pelo Estado Saiba Mais +
Produtores de algodão de MT têm até sábado (15) para fazer cadastro das propriedades
Cadastro pode ser pode ser via internet, pelo Sistema de Defesa Sanitária Vegetal, ou em uma unidade do Indea Saiba Mais +
Secel publica relação de pendências documentais para técnicos inscritos em edital do projeto OlimpusMT
Os documentos solicitados devem ser encaminhados ao e-mail projetoolimpus@secel.mt.gov.br, até a próxima segunda-feira (17.3) Saiba Mais +
Desenvolve MT impulsiona o empreendedorismo feminino com a liberação de mais de R$ 35 milhões
53,6% do crédito liberado em 2024 foi para empresas com mulheres à frente de seus negócios Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|