Exame de certificação de ensino para reeducandos bate recorde de inscritos em MT
Data de Publicação: 29 de outubro de 2024 19:44:00 As provas são aplicadas em 40 unidades penais para 4.456 privados de liberdade em Mato Grosso
Larissa Azevedo | Sesp-MT
![]() |
Imagem ilustrativa - Foto por: Christiano Antonucci - Secom - MT |
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL), realizado nesta terça-feira e quarta-feira (29 e 30.10), em 40 unidades penais de Mato Grosso, bateu o recorde no número de participantes, com 10,2% a mais de inscritos em relação ao ano anterior.
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) registrou 4.456 inscrições para a realização das provas, que têm como objetivo a certificação para os ensinos fundamental e médio. No ano passado, o número foi de 4043 .
São aplicadas quatro provas objetivas, envolvendo as áreas do conhecimento de ciências naturais, matemática, língua portuguesa, estrangeira, moderna, artes, educação física, redação, história e geografia. As avaliações são divididas entre o período matutino, com quatro horas de prova, e vespertino, com duração de cinco horas.
O secretário adjunto de Administração Penitenciária, Jean Carlos Gonçalves, destaca a importância dessa prova para os reeducandos, dando a eles a oportunidade de concluir os estudos.
“A Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (Saap) tem se empenhado muito para ampliar a cada ano a participação dos internos. Os números representam a atenção que nós temos com a reinserção social e também o desempenho da equipe de gestores, pedagogos e professores das unidades penais”, salienta.
Além de completar os estudos, os presos privados de liberdade que realizam a prova também têm remição de pena, de acordo com a resolução número 391, de 10 de maio de 2021, que diminui a pena por meio de práticas sociais e educativas nas unidades prisionais.
*Sob supervisão de Fabiana Mendes

Mato Grosso deve liderar PIB dos estados brasileiros em 2025 e crescer quase o triplo da projeção nacional
Relatório do Banco do Brasil aponta que produção recorde de soja, além de recuperação da indústria e dos serviços, impulsionam o estado, que deve cres Saiba Mais +
“Apoio do Governo de MT é importante para alavancar o turismo no estado", afirma empresário
Mato Grosso participou da 31ª edição da BNT Mercosul, no último final de semana, em Santa Catarina Saiba Mais +
Mato Grosso recebe certificação de zona livre de aftosa sem vacinação em cerimônia em Paris
Reconhecimento internacional coroa décadas de parceria do Poder Público com setor produtivo para enfrentar a doença e obter certificações Saiba Mais +
MT Hemocentro promove conscientização sobre doação de medula óssea
Encontros da Hemorrede Pública, Hematológico e Hemoterápico reúne profissionais da saúde, especialistas e acadêmicos no Conselho Regional de Medicina, Saiba Mais +
Secel seleciona organização para gestão compartilhada do Museu de História Natural
Com investimento de R$ 5 milhões, entidades têm até 23 de junho para se inscrever Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|