Português (Brasil)

Educação de MT é vanguarda e referência para todo o Brasil, afirma ex-ministro

Educação de MT é vanguarda e referência para todo o Brasil, afirma ex-ministro

Data de Publicação: 19 de dezembro de 2024 13:44:00 Para José Paim, gestão da educação mato-grossense é firme, eficiente e traz resultados importantes para o país

Compartilhe este conteúdo:

Allan Pereira | Secom-MT

Crédito - Mayke Toscano/Secom-MT

O ex-ministro da Educação e diretor de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais (DGPE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), José Henrique Paim Fernandes, afirmou que o Governo de Mato Grosso é vanguarda e referência na gestão da educação pública para o Brasil.

A afirmação do ex-ministro foi feita durante a apresentação dos resultados do Indicador do Processo de Ensino e Aprendizagem (Ipea/MT), que apontou avanços na educação e alfabetização dos alunos mato-grossenses neste ano de 2024.

"Mato Grosso está muito à frente não só dos estados brasileiros em gestão da educação para a aprendizagem, mas por agregar tecnologia de ponta nesse processo", afirmou José Paim.

No final de 2021, o Governo de Mato Grosso, por meio da Seduc, assinou um contrato com a FGV para fornecimento de material didático, disponibilização de plataformas digitais para alunos e a oferta de formação de professores com o objetivo de melhorar os indicadores educacionais. O Estado investiu ainda na oferta de chromebooks, notebooks e Smart Tvs para alunos e professores.

José Paim avaliou que a gestão da educação mato-grossense, nesses últimos anos, é "muito firme e eficiente" e "vem trazendo resultados importantes para o Brasil".

O ex-ministro destacou também o sistema de avaliação de estudante por estudante, de cada escola da Rede Estadual, o que permite recuperar as habilidades dos alunos com dificuldades em língua portuguesa e matemática e colocá-lo na rota correta para concluir o ensino no tempo certo.

"Com esse modelo de gestão, reduzimos desigualdades e permitimos que cada aluno da escola pública tenha a oportunidade de ter um ensino de qualidade, independentemente da condição social dele. Isso é fundamental para o sistema educacional público, e os resultados do Estado demonstram a consistência com essa gestão. Mato Grosso está na vanguarda não só no Brasil, mas também do que está acontecendo em discussão educacional de acompanhamento de estudantes em sala de aula", concluiu.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário