Infarto fulminante leva Archimedes Carpentiere, Pioneiro moderno de Nova Xavantina
Data de Publicação: 2 de abril de 2020 19:57:00
Redação – Ezio Garcia
![]() |
Por volta das 15 horas desta quinta feira, 02, em Nova Xavantina, um infarto fulminante calou a voz, a alma, a pena e a inteligência brilhante de um dos seus mais ilustres filhos, o historiador Archimedes Carpentiere.
Aos 80 anos, Archima -como era carinhosamente chamado pelos amigos- sentiu fortes dores quando estava em sua residência no início da tarde, teria relutado em ir de imediato ao hospital, e quando o foi, já era tarde, vindo à óbito. Deixa a esposa, Profª Nádja Carpentiere, os filhos Rodnei, Ronie e três netos.
ARCHIMA
Cala-se uma das vozes mais argutas e inteligentes do município, reconhecido e respeitado por todos, autor de livros como “O Portal do Roncador” e o escrachante “Direito ao Ócio”, que consolidou a sua fama de irreverente, fama que vinha de sua personalidade totalmente sarrista, bem humorada , fazedora de piadas, contos, anedotas, situações que envolviam personagens conhecidos da cidade, sempre com o humor as vezes cáustico, mas sempre engraçado.
Paulista, considerado um pioneiro moderno de Nova Xavantina, Archima chegou à cidade no início dos anos 70, foi produtor e assim se envolveu na vida política da comunidade, tendo sido o presidente do então PDS, passando depois para o PMBD e depois para o PT.
Foi professor, tendo se aposentado como tal, e primeiro Administrador do Departamento da Sociedade Brasileira de Eubiose de Nova Xavantina, com participação ativa no processo de construção do Templo da entidade no município.
Sua partida deixa uma grande lacuna na história da comunidade, e um vazio imenso no coração dos amigos, que riram muito com suas histórias, se divertiram com suas piadas e aprenderam com suas lições.
Aos familiares, nossos mais sinceros votos de conforto neste momento de tristeza e saudades.

Vigia Mais MT recupera 74 veículos em 2025 e devolve R$ 3,3 milhões em patrimônio a vítimas de furto ou roubo
Total de bens apreendidos, em cerca de quatro meses deste ano, já alcança 42% dos veículos recuperados em 2024 Saiba Mais +
Lula decreta luto oficial de sete dias pela morte do Papa Francisco
Presidente destacou a atuação do Papa em favor dos pobres e refugiados Saiba Mais +
“Foi muito mais do que a gente esperava”, diz participante sobre Auto da Paixão de Cristo promovido pelo Governo de MT
Participantes destacam superação, emoção e gratidão por vivenciarem espetáculo pela primeira vez Saiba Mais +
Carne bovina responde por 90% do faturamento das exportações de Mato Grosso no 1º trimestre
Com maior rebanho do país e certificação internacional à vista, Estado foi responsável por 20,5% de toda a carne bovina vendida pelo Brasil ao exterio Saiba Mais +
Primeira-dama de MT destaca investimento de R$ 62 milhões no programa SER Família Indígena
Virginia Mendes mobiliza ações e investimentos por meio do programa SER Família Indígena Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|